A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ívia Rejane Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Roberval Felippe Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1068
Resumo: ABSTRACT: This research work aims to demonstrate the importance of knowledge of School Cartography from the use of Geotechnologies in Geography classes, applying the Google Earth Pro software as a possible Geotechnology to the teaching of School Cartography. Geotechnologies in school geography can be a very effective tool for the development of teaching and learning. The interaction between Geography, Cartography and Geotechnologies in the teaching-learning process of School Geography can establish the ideal conditions for the study and knowledge of the geographical space. Defining itself as a qualitative research, we used as research technique the action research associated with the questionnaire as a research instrument. The proposed activities were intended to stimulate the learning of third year high school students about School Cartography and Geotechnology through the use of Google Earth Pro software. Our aim was to provide teachers and students with new possibilities for improving teaching and learning. KEY WORDS: Google Earth Pro. School Cartography. Geography Teaching.
id UNEAL_e07ff51b9318fdf9489277aca251530d
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1068
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em GeografiaABSTRACT: This research work aims to demonstrate the importance of knowledge of School Cartography from the use of Geotechnologies in Geography classes, applying the Google Earth Pro software as a possible Geotechnology to the teaching of School Cartography. Geotechnologies in school geography can be a very effective tool for the development of teaching and learning. The interaction between Geography, Cartography and Geotechnologies in the teaching-learning process of School Geography can establish the ideal conditions for the study and knowledge of the geographical space. Defining itself as a qualitative research, we used as research technique the action research associated with the questionnaire as a research instrument. The proposed activities were intended to stimulate the learning of third year high school students about School Cartography and Geotechnology through the use of Google Earth Pro software. Our aim was to provide teachers and students with new possibilities for improving teaching and learning. KEY WORDS: Google Earth Pro. School Cartography. Geography Teaching.RESUMO: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo demostrar a importância do conhecimento da Cartográfica Escolar a partir da utilização das Geotecnologias nas aulas de Geografia, aplicando o software Google Earth Pro como uma Geotecnologia possível ao ensino de Cartografia Escolar. As Geotecnologias inseridas na Geografia Escolar podem ser uma ferramenta bastante eficaz no que se refere ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem. A interação entre Geografia, Cartografia e Geotecnologias no processo de ensino-aprendizagem de Geografia Escolar, pode estabelecer as condições ideais para o estudo e conhecimento do espaço geográfico. Definindo-se como pesquisa qualitativa, utilizamos como técnica de pesquisa a pesquisa-ação associada ao questionário como instrumento de pesquisa. As atividades propostas pretenderam estimular o aprendizado dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio acerca da Cartografia Escolar e das Geotecnologias através da utilização do software Google Earth Pro. Nosso intuito foi o de disponibilizar aos professores e estudantes novas possibilidades para melhoria do ensino-aprendizagem.  PALAVRAS-CHAVE: Google Eart Pro. Cartografia Escolar. Ensino de Geografia.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2020-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/106810.17648/diversitas-journal-v5i1-1068Diversitas Journal; v. 5 n. 1 (2020): Educação com diversidade, sociedade com sustentabilidade; 392-4082525-521510.17648/diversitas-journal-v5i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1068/940Copyright (c) 2020 Ívia Rejane Ferreira Silva, Roberval Felippe Pereira de Limahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ívia Rejane FerreiraLima, Roberval Felippe Pereira de2021-08-19T19:10:54Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1068Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:47:05.135827Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
title A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
spellingShingle A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
Silva, Ívia Rejane Ferreira
title_short A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
title_full A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
title_fullStr A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
title_full_unstemmed A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
title_sort A aplicação do software Google earth pro como possibilidade de geotecnologia para o ensino de cartografia escolar em Geografia
author Silva, Ívia Rejane Ferreira
author_facet Silva, Ívia Rejane Ferreira
Lima, Roberval Felippe Pereira de
author_role author
author2 Lima, Roberval Felippe Pereira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ívia Rejane Ferreira
Lima, Roberval Felippe Pereira de
description ABSTRACT: This research work aims to demonstrate the importance of knowledge of School Cartography from the use of Geotechnologies in Geography classes, applying the Google Earth Pro software as a possible Geotechnology to the teaching of School Cartography. Geotechnologies in school geography can be a very effective tool for the development of teaching and learning. The interaction between Geography, Cartography and Geotechnologies in the teaching-learning process of School Geography can establish the ideal conditions for the study and knowledge of the geographical space. Defining itself as a qualitative research, we used as research technique the action research associated with the questionnaire as a research instrument. The proposed activities were intended to stimulate the learning of third year high school students about School Cartography and Geotechnology through the use of Google Earth Pro software. Our aim was to provide teachers and students with new possibilities for improving teaching and learning. KEY WORDS: Google Earth Pro. School Cartography. Geography Teaching.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1068
10.17648/diversitas-journal-v5i1-1068
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1068
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v5i1-1068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1068/940
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Ívia Rejane Ferreira Silva, Roberval Felippe Pereira de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Ívia Rejane Ferreira Silva, Roberval Felippe Pereira de Lima
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 5 n. 1 (2020): Educação com diversidade, sociedade com sustentabilidade; 392-408
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v5i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051276681281536