Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diversitas Journal |
Texto Completo: | https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo elenca reflexões sobre a prática docente, baseado nas experiências vivenciadas no estágio supervisionado, logo, irá discutir sobre a importância da valorização da prática docente, bem como a relevância sobre as experiências vividas no estágio pelos estagiários. Os objetivos deste trabalho estão relacionados a apresentação das especificidades do estágio supervisionado III no curso de Geografia licenciatura EAD/UAB/UFAL; destacar as experiências vividas no estágio em relação a observação e prática docente; evidenciar a importância da prática docente no cotidiano escolar. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de revisão bibliográfica, com a leitura de alguns autores: Borssoi (2008); Conde e Sá (2016); Corte e Lemke (2015); Pimenta e Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); visita técnica exploratória, pesquisa-ação e relato de experiência. Sendo utilizados, portanto, métodos práticos e teóricos. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Prática docente. Geografia. ABSTRACT: This article summarizes reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised stage, and will discuss the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of the trainees. However, it aims to list reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised training, and it discusses about the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of students in the supervised training. The objectives of this work are related to the presentation of the specificities of the supervised training III in the Distance Learning License Degree Course / UAB / UFAL; it needs to highlight the experiences of students in the supervised training about observation and teaching practice; evidencing the importance of teaching practice in scholar routine. The development of this work was done through a bibliographical review, by the reading of some authors like: Borssoi (2008); Conde and Sá (2016); Corte and Lemke (2015); Pimenta and Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); exploratory technical visit, action research and experience report. Therefore, practical and theoretical methods were used. KEYWORD: Supervised thaining. Teaching practice. Geography. |
id |
UNEAL_efb0c0783a4592ee8651a193dfff772a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/595 |
network_acronym_str |
UNEAL |
network_name_str |
Diversitas Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de AlagoasRESUMO: Este artigo elenca reflexões sobre a prática docente, baseado nas experiências vivenciadas no estágio supervisionado, logo, irá discutir sobre a importância da valorização da prática docente, bem como a relevância sobre as experiências vividas no estágio pelos estagiários. Os objetivos deste trabalho estão relacionados a apresentação das especificidades do estágio supervisionado III no curso de Geografia licenciatura EAD/UAB/UFAL; destacar as experiências vividas no estágio em relação a observação e prática docente; evidenciar a importância da prática docente no cotidiano escolar. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de revisão bibliográfica, com a leitura de alguns autores: Borssoi (2008); Conde e Sá (2016); Corte e Lemke (2015); Pimenta e Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); visita técnica exploratória, pesquisa-ação e relato de experiência. Sendo utilizados, portanto, métodos práticos e teóricos. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Prática docente. Geografia. ABSTRACT: This article summarizes reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised stage, and will discuss the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of the trainees. However, it aims to list reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised training, and it discusses about the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of students in the supervised training. The objectives of this work are related to the presentation of the specificities of the supervised training III in the Distance Learning License Degree Course / UAB / UFAL; it needs to highlight the experiences of students in the supervised training about observation and teaching practice; evidencing the importance of teaching practice in scholar routine. The development of this work was done through a bibliographical review, by the reading of some authors like: Borssoi (2008); Conde and Sá (2016); Corte and Lemke (2015); Pimenta and Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); exploratory technical visit, action research and experience report. Therefore, practical and theoretical methods were used. KEYWORD: Supervised thaining. Teaching practice. Geography.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/59510.17648/diversitas-journal-v3i2.595Diversitas Journal; v. 3 n. 2 (2018): Mãos que transformam: a matéria prima em desenvolvimento local; 364-3742525-521510.17648/diversitas-journal-v3i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595/598Copyright (c) 2019 Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Klévia Lima Delmirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGama, Lívia Thaysa Santos de AlbuquerqueDelmiro, Klévia Lima2021-08-19T20:19:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/595Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:50.432902Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
title |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
spellingShingle |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque |
title_short |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
title_full |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
title_fullStr |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
title_full_unstemmed |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
title_sort |
Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas |
author |
Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque |
author_facet |
Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Delmiro, Klévia Lima |
author_role |
author |
author2 |
Delmiro, Klévia Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Delmiro, Klévia Lima |
description |
RESUMO: Este artigo elenca reflexões sobre a prática docente, baseado nas experiências vivenciadas no estágio supervisionado, logo, irá discutir sobre a importância da valorização da prática docente, bem como a relevância sobre as experiências vividas no estágio pelos estagiários. Os objetivos deste trabalho estão relacionados a apresentação das especificidades do estágio supervisionado III no curso de Geografia licenciatura EAD/UAB/UFAL; destacar as experiências vividas no estágio em relação a observação e prática docente; evidenciar a importância da prática docente no cotidiano escolar. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de revisão bibliográfica, com a leitura de alguns autores: Borssoi (2008); Conde e Sá (2016); Corte e Lemke (2015); Pimenta e Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); visita técnica exploratória, pesquisa-ação e relato de experiência. Sendo utilizados, portanto, métodos práticos e teóricos. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Prática docente. Geografia. ABSTRACT: This article summarizes reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised stage, and will discuss the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of the trainees. However, it aims to list reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised training, and it discusses about the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of students in the supervised training. The objectives of this work are related to the presentation of the specificities of the supervised training III in the Distance Learning License Degree Course / UAB / UFAL; it needs to highlight the experiences of students in the supervised training about observation and teaching practice; evidencing the importance of teaching practice in scholar routine. The development of this work was done through a bibliographical review, by the reading of some authors like: Borssoi (2008); Conde and Sá (2016); Corte and Lemke (2015); Pimenta and Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); exploratory technical visit, action research and experience report. Therefore, practical and theoretical methods were used. KEYWORD: Supervised thaining. Teaching practice. Geography. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595 10.17648/diversitas-journal-v3i2.595 |
url |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595 |
identifier_str_mv |
10.17648/diversitas-journal-v3i2.595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595/598 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Klévia Lima Delmiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Klévia Lima Delmiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diversitas Journal; v. 3 n. 2 (2018): Mãos que transformam: a matéria prima em desenvolvimento local; 364-374 2525-5215 10.17648/diversitas-journal-v3i1 reponame:Diversitas Journal instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) instacron:UNEAL |
instname_str |
Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
instacron_str |
UNEAL |
institution |
UNEAL |
reponame_str |
Diversitas Journal |
collection |
Diversitas Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadiversitasjournal@gmail.com |
_version_ |
1797051275495342080 |