Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Delmiro, Klévia Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diversitas Journal
Texto Completo: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595
Resumo: RESUMO: Este artigo elenca reflexões sobre a prática docente, baseado nas experiências vivenciadas no estágio supervisionado, logo, irá discutir sobre a importância da valorização da prática docente, bem como a relevância sobre as experiências vividas no estágio pelos estagiários. Os objetivos deste trabalho estão relacionados a apresentação das especificidades do estágio supervisionado III no curso de Geografia licenciatura EAD/UAB/UFAL; destacar as experiências vividas no estágio em relação a observação e prática docente; evidenciar a importância da prática docente no cotidiano escolar. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de revisão bibliográfica, com a leitura de alguns autores: Borssoi (2008); Conde e Sá (2016); Corte e Lemke (2015); Pimenta e Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); visita técnica exploratória, pesquisa-ação e relato de experiência. Sendo utilizados, portanto, métodos práticos e teóricos. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Prática docente. Geografia.  ABSTRACT: This article summarizes reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised stage, and will discuss the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of the trainees. However, it aims to list reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised training, and it discusses about the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of students in the supervised training. The objectives of this work are related to the presentation of the specificities of the supervised training III in the Distance Learning License Degree Course / UAB / UFAL; it needs to highlight the experiences of students in the supervised training about observation and teaching practice; evidencing the importance of teaching practice in scholar routine. The development of this work was done through a bibliographical review, by the reading of some authors like: Borssoi (2008); Conde and Sá (2016); Corte and Lemke (2015); Pimenta and Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); exploratory technical visit, action research and experience report. Therefore, practical and theoretical methods were used. KEYWORD: Supervised thaining. Teaching practice. Geography.
id UNEAL_efb0c0783a4592ee8651a193dfff772a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/595
network_acronym_str UNEAL
network_name_str Diversitas Journal
repository_id_str
spelling Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de AlagoasRESUMO: Este artigo elenca reflexões sobre a prática docente, baseado nas experiências vivenciadas no estágio supervisionado, logo, irá discutir sobre a importância da valorização da prática docente, bem como a relevância sobre as experiências vividas no estágio pelos estagiários. Os objetivos deste trabalho estão relacionados a apresentação das especificidades do estágio supervisionado III no curso de Geografia licenciatura EAD/UAB/UFAL; destacar as experiências vividas no estágio em relação a observação e prática docente; evidenciar a importância da prática docente no cotidiano escolar. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de revisão bibliográfica, com a leitura de alguns autores: Borssoi (2008); Conde e Sá (2016); Corte e Lemke (2015); Pimenta e Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); visita técnica exploratória, pesquisa-ação e relato de experiência. Sendo utilizados, portanto, métodos práticos e teóricos. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Prática docente. Geografia.  ABSTRACT: This article summarizes reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised stage, and will discuss the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of the trainees. However, it aims to list reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised training, and it discusses about the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of students in the supervised training. The objectives of this work are related to the presentation of the specificities of the supervised training III in the Distance Learning License Degree Course / UAB / UFAL; it needs to highlight the experiences of students in the supervised training about observation and teaching practice; evidencing the importance of teaching practice in scholar routine. The development of this work was done through a bibliographical review, by the reading of some authors like: Borssoi (2008); Conde and Sá (2016); Corte and Lemke (2015); Pimenta and Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); exploratory technical visit, action research and experience report. Therefore, practical and theoretical methods were used. KEYWORD: Supervised thaining. Teaching practice. Geography.Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal2018-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/59510.17648/diversitas-journal-v3i2.595Diversitas Journal; v. 3 n. 2 (2018): Mãos que transformam: a matéria prima em desenvolvimento local; 364-3742525-521510.17648/diversitas-journal-v3i1reponame:Diversitas Journalinstname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)instacron:UNEALporhttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595/598Copyright (c) 2019 Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Klévia Lima Delmirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGama, Lívia Thaysa Santos de AlbuquerqueDelmiro, Klévia Lima2021-08-19T20:19:52Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/595Revistahttps://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oairevistadiversitasjournal@gmail.com2525-52152525-5215opendoar:2023-01-13T09:46:50.432902Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
title Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
spellingShingle Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque
title_short Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
title_full Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
title_fullStr Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
title_full_unstemmed Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
title_sort Prática docente no Ensino Fundamental: reflexões sobre o Estágio Supervisionado III no curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas
author Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque
author_facet Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque
Delmiro, Klévia Lima
author_role author
author2 Delmiro, Klévia Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Lívia Thaysa Santos de Albuquerque
Delmiro, Klévia Lima
description RESUMO: Este artigo elenca reflexões sobre a prática docente, baseado nas experiências vivenciadas no estágio supervisionado, logo, irá discutir sobre a importância da valorização da prática docente, bem como a relevância sobre as experiências vividas no estágio pelos estagiários. Os objetivos deste trabalho estão relacionados a apresentação das especificidades do estágio supervisionado III no curso de Geografia licenciatura EAD/UAB/UFAL; destacar as experiências vividas no estágio em relação a observação e prática docente; evidenciar a importância da prática docente no cotidiano escolar. O desenvolvimento deste trabalho se deu por meio de revisão bibliográfica, com a leitura de alguns autores: Borssoi (2008); Conde e Sá (2016); Corte e Lemke (2015); Pimenta e Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); visita técnica exploratória, pesquisa-ação e relato de experiência. Sendo utilizados, portanto, métodos práticos e teóricos. PALAVRAS-CHAVE: Estágio supervisionado. Prática docente. Geografia.  ABSTRACT: This article summarizes reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised stage, and will discuss the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of the trainees. However, it aims to list reflections about the teaching practice, based on the experiences lived in the supervised training, and it discusses about the importance of the valuation of the teaching practice, as well as the relevance of the experiences of students in the supervised training. The objectives of this work are related to the presentation of the specificities of the supervised training III in the Distance Learning License Degree Course / UAB / UFAL; it needs to highlight the experiences of students in the supervised training about observation and teaching practice; evidencing the importance of teaching practice in scholar routine. The development of this work was done through a bibliographical review, by the reading of some authors like: Borssoi (2008); Conde and Sá (2016); Corte and Lemke (2015); Pimenta and Lima (2005/2006); Pimenta (1995); Rodrigues (2015); exploratory technical visit, action research and experience report. Therefore, practical and theoretical methods were used. KEYWORD: Supervised thaining. Teaching practice. Geography.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595
10.17648/diversitas-journal-v3i2.595
url https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595
identifier_str_mv 10.17648/diversitas-journal-v3i2.595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/595/598
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Klévia Lima Delmiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Lívia Thaysa Santos de Albuquerque Gama, Klévia Lima Delmiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Alagoas - Eduneal
dc.source.none.fl_str_mv Diversitas Journal; v. 3 n. 2 (2018): Mãos que transformam: a matéria prima em desenvolvimento local; 364-374
2525-5215
10.17648/diversitas-journal-v3i1
reponame:Diversitas Journal
instname:Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron:UNEAL
instname_str Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
instacron_str UNEAL
institution UNEAL
reponame_str Diversitas Journal
collection Diversitas Journal
repository.name.fl_str_mv Diversitas Journal - Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)
repository.mail.fl_str_mv revistadiversitasjournal@gmail.com
_version_ 1797051275495342080