Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Amanda do Nascimento Barreto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55583
Resumo: O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.
id UFRN_08e00d24631ac0d8639c2ffa03be91e6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55583
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Freitas, Amanda do Nascimento Barretohttp://lattes.cnpq.br/1018577427983026Ferreira, Adir Luizhttps://orcid.org/0000-0002-6102-9769http://lattes.cnpq.br/0341824719316863Nascimento, Zaeth Aguiar doRibeiro, Cynara Teixeira2023-12-04T22:46:59Z2023-12-04T22:46:59Z2023-07-31FREITAS, Amanda do Nascimento Barreto. Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras. Orientadora: Dra. Cynara Teixeira Ribeiro. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55583O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.The work intends to analyze the effects produced by the crossing of psychoanalysis in the trajectories of initial and continued teacher training of teachers working in differents educational institutions. For that, was carried out a bibliographical research about the relations between psychoanalysis and teacher training, as well as interviews with three pedagogues whose professional trajectories were impacted by the encounter with the psychoanalytical referential. The bibliographical research carried out considered the articles published in the last ten years, in the CAPES Portal and in the SCIELO Platform, being selected the publications referring to the formative processes of teachers. The analyses of these articles emphasize the discussion about possible contributions of psychoanalysis in the formative trajectories of the teachers, indicating that such subsidies are composed of three axes: (1) the teacher as a subject; (2) transference relationships between professors and students; and (3) the effects of contemporaries educational imperatives on pedagogical relationships. In turn, the results of the interviews point to the singular character of the interviewed pedagogues' encounters with psychoanalysis, confirming that this crossing is considered by them as essential in their formative trajectories, being of the order of a choice that occurs in the interweaving between the professional and personal, guided, mainly by the desire of the subject. In the formative trajectories of these pedagogues, the encounter with psychoanalysis took place, as a rule, during continuing education, a moment in which there was an encounter with psychoanalysis through personal analysis, with the search for psychoanalytic care motivated by questions arising from teaching practice with children. According to the interviewees, teaching is considered challenging from a subjective point of view, as it demands processes of listening and acceptance that require considering children and adolescents as subjects who are protagonists of their learning processes, which require the redefinition of idealizations existing in relationships with peers, students and families. Based on the constructed data and the resulting analyses, it’s possible to conclude that the presence of psychoanalysis in teacher training is currently lacking in initial training, generating resistance as it refers to historical practices that need to be overcome, for this reason, the teaching meeting with the psychoanalytic referential takes place, mostly, in continuing education. Additionally, it was evident that the choice of psychoanalysis as one of the references that underlie teaching postures and practices allows to deal in a differentiated way with issues inherent to professional practice in its interweaving with the personal dimension.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPsicanáliseEducaçãoFormação docenteAtravessamentos da psicanálise na formação de professorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAtravessamentospsicanaliseformacao_Freitas_2023.pdfapplication/pdf809558https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55583/1/Atravessamentospsicanaliseformacao_Freitas_2023.pdf79129e2ad3fecb58b21a40c20b79890fMD51123456789/555832023-12-04 19:47:38.89oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55583Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-04T22:47:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
title Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
spellingShingle Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
Freitas, Amanda do Nascimento Barreto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Psicanálise
Educação
Formação docente
title_short Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
title_full Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
title_fullStr Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
title_full_unstemmed Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
title_sort Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras
author Freitas, Amanda do Nascimento Barreto
author_facet Freitas, Amanda do Nascimento Barreto
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1018577427983026
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6102-9769
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Nascimento, Zaeth Aguiar do
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Amanda do Nascimento Barreto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Cynara Teixeira
contributor_str_mv Ribeiro, Cynara Teixeira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Psicanálise
Educação
Formação docente
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Educação
Formação docente
description O trabalho objetiva analisar os efeitos produzidos pelo atravessamento da psicanálise nas trajetórias de formação docente inicial e continuada de professoras atuantes em diferentes instituições educativas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das interfaces entre psicanálise e formação docente, bem como entrevistas com três pedagogas que possuem suas trajetórias profissionais marcadas pelo encontro com o referencial psicanalítico. A pesquisa bibliográfica empreendida considerou os artigos publicados nos últimos 10 anos no Portal de Periódicos da Capes e na Plataforma Scielo, sendo selecionados particularmente as publicações referentes aos processos formativos de professores. As análises destes artigos privilegiaram a discussão sobre possíveis contribuições da psicanálise nas trajetórias formativas das docentes, indicando que tais subsídios se materializam basicamente em três eixos: (1) o professor enquanto sujeito; (2) as relações transferenciais entre professores e estudantes; e (3) os efeitos dos imperativos educacionais contemporâneos nas relações pedagógicas. Por sua vez, os resultados das entrevistas apontam o caráter singular dos encontros das pedagogas entrevistadas com a psicanálise, ratificando que esse atravessamento é considerado por elas como essencial em suas trajetórias formativas, sendo da ordem de uma escolha que ocorre no entrelaçamento entre as dimensões profissional e pessoal, guiada sobretudo pelo desejo. Nas trajetórias formativas destas pedagogas, o encontro com a psicanálise deu-se, via de regra, ao longo da formação continuada, pela via da análise pessoal, sendo a busca pelo atendimento psicanalítico motivada por questões emanadas da prática docente com crianças. De acordo com as entrevistadas, a docência é considerada desafiadora do ponto de vista subjetivo, por demandar processos de escuta e acolhimento que exigem considerar a criança e o adolescente enquanto sujeitos que são protagonistas dos seus próprios processos de aprendizagem, o que exige a ressignificação das idealizações existentes nas relações com os pares, com os estudantes e com as famílias. A partir dos dados levantados e das análises resultantes, conclui-se que a presença da psicanálise na formação docente é atualmente lacunar na formação inicial, geradora de resistências por remeter a práticas históricas que precisam ser superadas, sendo, por essa razão, que o encontro docente com o referencial psicanalítico se dá majoritariamente na formação continuada. Adicionalmente, ficou evidenciado que a escolha das docentes pela psicanálise como um dos referenciais que fundamentam suas posturas e práticas permite lidar de forma diferenciada com desafios inerentes à prática profissional em seus entrelaçamentos com a dimensão pessoal.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-04T22:46:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-04T22:46:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FREITAS, Amanda do Nascimento Barreto. Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras. Orientadora: Dra. Cynara Teixeira Ribeiro. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55583
identifier_str_mv FREITAS, Amanda do Nascimento Barreto. Atravessamentos da psicanálise na formação de professoras. Orientadora: Dra. Cynara Teixeira Ribeiro. 2023. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55583/1/Atravessamentospsicanaliseformacao_Freitas_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 79129e2ad3fecb58b21a40c20b79890f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117848979472384