PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393 |
Resumo: | Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2011-2012, que teve como foco situar, após quatro décadas, os impactos / contribuições do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na formação dos sujeitos sertanejos. Neste artigo, temos como objetivo apresentar aos leitores as contribuições das narrativas memorialísticas dos sertanejos de Santana do Ipanema – Alagoas, partícipes das ações do MOBRAL no período de 1970 a 1985. O corpus constituiu-se a partir das narrativas advindas de entrevistas semiestruturadas. Devido à ausência de memória escrita recorremos, à abordagem qualitativa da história oral, tendo como base Bosi (1994), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Portelli (1997) e Thompson P. (1992). Enfatizamos a importância da memória para a evocação do passado silenciado, pela ótica das pessoas que de fato vivenciaram o acontecimento, no caso os sujeitos desta investigação. Esse posicionamento de luta pela preservação da memória, no intuito de reinterpretar o passado por meio dos vestígios de memória, advém do pressuposto de que os fatos que não foram registrados pelos documentos oficiais têm, no testemunho oral, a oportunidade de serem contados por meio das narrativas dos sujeitos ordinários e anônimos das culturas minoritárias Certeau (2011a e b), Benjamin (2012) Thompson, E. P. (1998). As pessoas entrevistadas avaliaram de maneira positiva a atuação do Movimento no município de Santana do Ipanema – sertão alagoano, destacando com saudosismo as contribuições advindas das ações de alfabetização e outras, que foram implementadas pelo MOBRAL na comunidade sertaneja. |
id |
UNEB-2_c7709aa98e48bf3aa7aee2bdf5229944 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1393 |
network_acronym_str |
UNEB-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository_id_str |
|
spelling |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passadoMOBRALHistória oralMemóriaSertão alagoanoSujeitos sertanejos.Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2011-2012, que teve como foco situar, após quatro décadas, os impactos / contribuições do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na formação dos sujeitos sertanejos. Neste artigo, temos como objetivo apresentar aos leitores as contribuições das narrativas memorialísticas dos sertanejos de Santana do Ipanema – Alagoas, partícipes das ações do MOBRAL no período de 1970 a 1985. O corpus constituiu-se a partir das narrativas advindas de entrevistas semiestruturadas. Devido à ausência de memória escrita recorremos, à abordagem qualitativa da história oral, tendo como base Bosi (1994), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Portelli (1997) e Thompson P. (1992). Enfatizamos a importância da memória para a evocação do passado silenciado, pela ótica das pessoas que de fato vivenciaram o acontecimento, no caso os sujeitos desta investigação. Esse posicionamento de luta pela preservação da memória, no intuito de reinterpretar o passado por meio dos vestígios de memória, advém do pressuposto de que os fatos que não foram registrados pelos documentos oficiais têm, no testemunho oral, a oportunidade de serem contados por meio das narrativas dos sujeitos ordinários e anônimos das culturas minoritárias Certeau (2011a e b), Benjamin (2012) Thompson, E. P. (1998). As pessoas entrevistadas avaliaram de maneira positiva a atuação do Movimento no município de Santana do Ipanema – sertão alagoano, destacando com saudosismo as contribuições advindas das ações de alfabetização e outras, que foram implementadas pelo MOBRAL na comunidade sertaneja.UNEB2015-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo - TLapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 206-225reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultosinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393/921Costa da Silva, JailsonFreitas, Marinaide Lima de Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-31T02:37:49Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1393Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultosPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/oai||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com2317-65712317-6571opendoar:2015-07-31T02:37:49Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
title |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
spellingShingle |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado Costa da Silva, Jailson MOBRAL História oral Memória Sertão alagoano Sujeitos sertanejos. |
title_short |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
title_full |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
title_fullStr |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
title_full_unstemmed |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
title_sort |
PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA: O valor das narrativas históricas na (re)construção do passado |
author |
Costa da Silva, Jailson |
author_facet |
Costa da Silva, Jailson Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa da Silva, Jailson Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MOBRAL História oral Memória Sertão alagoano Sujeitos sertanejos. |
topic |
MOBRAL História oral Memória Sertão alagoano Sujeitos sertanejos. |
description |
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2011-2012, que teve como foco situar, após quatro décadas, os impactos / contribuições do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na formação dos sujeitos sertanejos. Neste artigo, temos como objetivo apresentar aos leitores as contribuições das narrativas memorialísticas dos sertanejos de Santana do Ipanema – Alagoas, partícipes das ações do MOBRAL no período de 1970 a 1985. O corpus constituiu-se a partir das narrativas advindas de entrevistas semiestruturadas. Devido à ausência de memória escrita recorremos, à abordagem qualitativa da história oral, tendo como base Bosi (1994), Halbwachs (2006), Pollak (1989), Portelli (1997) e Thompson P. (1992). Enfatizamos a importância da memória para a evocação do passado silenciado, pela ótica das pessoas que de fato vivenciaram o acontecimento, no caso os sujeitos desta investigação. Esse posicionamento de luta pela preservação da memória, no intuito de reinterpretar o passado por meio dos vestígios de memória, advém do pressuposto de que os fatos que não foram registrados pelos documentos oficiais têm, no testemunho oral, a oportunidade de serem contados por meio das narrativas dos sujeitos ordinários e anônimos das culturas minoritárias Certeau (2011a e b), Benjamin (2012) Thompson, E. P. (1998). As pessoas entrevistadas avaliaram de maneira positiva a atuação do Movimento no município de Santana do Ipanema – sertão alagoano, destacando com saudosismo as contribuições advindas das ações de alfabetização e outras, que foram implementadas pelo MOBRAL na comunidade sertaneja. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo - TL |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1393/921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; v. 3 n. 5 (2015): Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos; 206-225 reponame:Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
collection |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeja@gmail.com|| rodrigomatos28@hotmail.com |
_version_ |
1800211658522492928 |