FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jacques de Lima
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Behrens, Marilda Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2715
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq “Eureka – Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada onlinedos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde”. A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade onlinepode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do softwareAtlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação onlineofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.
id UNEB-3_097f7c2eacb53e28f46a664afd27b471
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2715
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDEEducaçãoSaúdeEducação onlineFormação continuadaDesenvolvimento profissionalEste artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq “Eureka – Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada onlinedos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde”. A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade onlinepode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do softwareAtlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação onlineofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.UNEB2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/271510.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p121-139Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 46 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 121-1392358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n46reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2715/1842Copyright (c) 2021 Jacques de Lima Ferreira, Marilda Aparecida Behrens (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Jacques de LimaBehrens, Marilda Aparecida2023-04-18T01:03:01Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2715Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:03:01Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
title FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
Ferreira, Jacques de Lima
Educação
Saúde
Educação online
Formação continuada
Desenvolvimento profissional
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE PARA DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO de SAÚDE
author Ferreira, Jacques de Lima
author_facet Ferreira, Jacques de Lima
Behrens, Marilda Aparecida
author_role author
author2 Behrens, Marilda Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jacques de Lima
Behrens, Marilda Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Saúde
Educação online
Formação continuada
Desenvolvimento profissional
topic Educação
Saúde
Educação online
Formação continuada
Desenvolvimento profissional
description Este artigo tem o objetivo de analisar um processo de formação continuada online que foi ofertado aos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde (APETS), durante uma pesquisa aprovada pelo CNPq “Eureka – Ambiente Virtual favorecendo a formação continuada onlinedos professores que atuam com escolares em tratamento de saúde”. A problemática investigada foi a seguinte: Como a formação continuada na modalidade onlinepode contribuir para o desenvolvimento profissional dos professores que atuam no atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde e quais as repercussões dessa formação pedagógica? Numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu 295 docentes de diversos estados brasileiros que atuam no APETS. Os dados foram coletados a partir de dois questionários (processual e diagnóstico), com perguntas abertas e fechadas que propiciaram a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2011), e contou com o auxílio do softwareAtlas Ti. Os resultados revelaram que o processo de formação onlineofertado aos professores que atuam no APETS contribui para o desenvolvimento profissional docente quando os construtos trabalhados na formação continuada contemplam a relação entre educação e saúde, numa visão inovadora que garanta a conexão entre a teoria e a prática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2715
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p121-139
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2715
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p121-139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2715/1842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Jacques de Lima Ferreira, Marilda Aparecida Behrens (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Jacques de Lima Ferreira, Marilda Aparecida Behrens (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 46 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 121-139
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v25.n46
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956324700160