FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389 |
Resumo: | ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. INVESTIGAMOS ESSA PROBLEMÁTICA À LUZ DE TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS QUE ESTUDAM A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, BEM COMO SEUS IMPACTOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE. O CAMPO EMPÍRICO CONSTITUIU- SE POR UM GRUPO DE 11 PROFESSORES ORIUNDOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ATUAM NA DOCÊNCIA ONLINE EM CINCO (5) INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA SITUA-SE NO ÂMBITO DE ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA CONFIGUROU-SE NO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EVIDENCIAMOS QUE CADA IES TEM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA QUE SE EXPRESSA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E NAS FORMAÇÕES OFERTADAS. ESSAS FORMAÇÕES, EM GERAL, NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO POR PARTE DAS IES. EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD) POR PARTE DOS PROFESSORES, CONSTATAMOS QUE OCORRE DE FORMA EXPRESSIVA, PORÉM MUITAS VEZES AINDA ESTÁ ATRELADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO MODELO DE EDUCAÇÃO TRANSMISSIVA. ESSAS EVIDÊNCIAS ACENAM PARA A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POR MEIO DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ATENDAM AS DEMANDAS DOS PROFESSORES, BEM COMO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA AUTOFORMAÇÃO, FRENTE AOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. |
id |
Krot_f289df466bd4aa967ec5e147a973ddb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35389 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDAFormação continuadaDocência onlineEducação híbridaESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. INVESTIGAMOS ESSA PROBLEMÁTICA À LUZ DE TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS QUE ESTUDAM A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, BEM COMO SEUS IMPACTOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE. O CAMPO EMPÍRICO CONSTITUIU- SE POR UM GRUPO DE 11 PROFESSORES ORIUNDOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ATUAM NA DOCÊNCIA ONLINE EM CINCO (5) INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA SITUA-SE NO ÂMBITO DE ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA CONFIGUROU-SE NO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EVIDENCIAMOS QUE CADA IES TEM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA QUE SE EXPRESSA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E NAS FORMAÇÕES OFERTADAS. ESSAS FORMAÇÕES, EM GERAL, NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO POR PARTE DAS IES. EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD) POR PARTE DOS PROFESSORES, CONSTATAMOS QUE OCORRE DE FORMA EXPRESSIVA, PORÉM MUITAS VEZES AINDA ESTÁ ATRELADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO MODELO DE EDUCAÇÃO TRANSMISSIVA. ESSAS EVIDÊNCIAS ACENAM PARA A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POR MEIO DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ATENDAM AS DEMANDAS DOS PROFESSORES, BEM COMO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA AUTOFORMAÇÃO, FRENTE AOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA.ABED2021-10-18T19:30:18Z2021-10-18T19:30:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389BERGAMO, NILO EDUARDOMANTOVANI, ANA MARGÔporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-18T19:30:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35389Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-18T19:30:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-18T19:30:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA BERGAMO, NILO EDUARDO Formação continuada Docência online Educação híbrida |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA |
author |
BERGAMO, NILO EDUARDO |
author_facet |
BERGAMO, NILO EDUARDO MANTOVANI, ANA MARGÔ |
author_role |
author |
author2 |
MANTOVANI, ANA MARGÔ |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BERGAMO, NILO EDUARDO MANTOVANI, ANA MARGÔ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Docência online Educação híbrida |
topic |
Formação continuada Docência online Educação híbrida |
description |
ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. INVESTIGAMOS ESSA PROBLEMÁTICA À LUZ DE TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS QUE ESTUDAM A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, BEM COMO SEUS IMPACTOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE. O CAMPO EMPÍRICO CONSTITUIU- SE POR UM GRUPO DE 11 PROFESSORES ORIUNDOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ATUAM NA DOCÊNCIA ONLINE EM CINCO (5) INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA SITUA-SE NO ÂMBITO DE ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA CONFIGUROU-SE NO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EVIDENCIAMOS QUE CADA IES TEM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA QUE SE EXPRESSA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E NAS FORMAÇÕES OFERTADAS. ESSAS FORMAÇÕES, EM GERAL, NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO POR PARTE DAS IES. EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD) POR PARTE DOS PROFESSORES, CONSTATAMOS QUE OCORRE DE FORMA EXPRESSIVA, PORÉM MUITAS VEZES AINDA ESTÁ ATRELADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO MODELO DE EDUCAÇÃO TRANSMISSIVA. ESSAS EVIDÊNCIAS ACENAM PARA A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POR MEIO DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ATENDAM AS DEMANDAS DOS PROFESSORES, BEM COMO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA AUTOFORMAÇÃO, FRENTE AOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-10-18T19:30:18Z 2021-10-18T19:30:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672953770999808 |