FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BERGAMO, NILO EDUARDO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MANTOVANI, ANA MARGÔ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389
Resumo: ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. INVESTIGAMOS ESSA PROBLEMÁTICA À LUZ DE TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS QUE ESTUDAM A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, BEM COMO SEUS IMPACTOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE. O CAMPO EMPÍRICO CONSTITUIU- SE POR UM GRUPO DE 11 PROFESSORES ORIUNDOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ATUAM NA DOCÊNCIA ONLINE EM CINCO (5) INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA SITUA-SE NO ÂMBITO DE ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA CONFIGUROU-SE NO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EVIDENCIAMOS QUE CADA IES TEM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA QUE SE EXPRESSA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E NAS FORMAÇÕES OFERTADAS. ESSAS FORMAÇÕES, EM GERAL, NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO POR PARTE DAS IES. EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD) POR PARTE DOS PROFESSORES, CONSTATAMOS QUE OCORRE DE FORMA EXPRESSIVA, PORÉM MUITAS VEZES AINDA ESTÁ ATRELADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO MODELO DE EDUCAÇÃO TRANSMISSIVA. ESSAS EVIDÊNCIAS ACENAM PARA A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POR MEIO DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ATENDAM AS DEMANDAS DOS PROFESSORES, BEM COMO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA AUTOFORMAÇÃO, FRENTE AOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA.
id Krot_f289df466bd4aa967ec5e147a973ddb7
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35389
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDAFormação continuadaDocência onlineEducação híbridaESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. INVESTIGAMOS ESSA PROBLEMÁTICA À LUZ DE TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS QUE ESTUDAM A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, BEM COMO SEUS IMPACTOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE. O CAMPO EMPÍRICO CONSTITUIU- SE POR UM GRUPO DE 11 PROFESSORES ORIUNDOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ATUAM NA DOCÊNCIA ONLINE EM CINCO (5) INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA SITUA-SE NO ÂMBITO DE ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA CONFIGUROU-SE NO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EVIDENCIAMOS QUE CADA IES TEM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA QUE SE EXPRESSA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E NAS FORMAÇÕES OFERTADAS. ESSAS FORMAÇÕES, EM GERAL, NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO POR PARTE DAS IES. EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD) POR PARTE DOS PROFESSORES, CONSTATAMOS QUE OCORRE DE FORMA EXPRESSIVA, PORÉM MUITAS VEZES AINDA ESTÁ ATRELADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO MODELO DE EDUCAÇÃO TRANSMISSIVA. ESSAS EVIDÊNCIAS ACENAM PARA A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POR MEIO DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ATENDAM AS DEMANDAS DOS PROFESSORES, BEM COMO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA AUTOFORMAÇÃO, FRENTE AOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA.ABED2021-10-18T19:30:18Z2021-10-18T19:30:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389BERGAMO, NILO EDUARDOMANTOVANI, ANA MARGÔporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-18T19:30:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35389Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-18T19:30:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-18T19:30:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
title FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
BERGAMO, NILO EDUARDO
Formação continuada
Docência online
Educação híbrida
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA
author BERGAMO, NILO EDUARDO
author_facet BERGAMO, NILO EDUARDO
MANTOVANI, ANA MARGÔ
author_role author
author2 MANTOVANI, ANA MARGÔ
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BERGAMO, NILO EDUARDO
MANTOVANI, ANA MARGÔ
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Docência online
Educação híbrida
topic Formação continuada
Docência online
Educação híbrida
description ESTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA. INVESTIGAMOS ESSA PROBLEMÁTICA À LUZ DE TEÓRICOS CONTEMPORÂNEOS QUE ESTUDAM A EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, BEM COMO SEUS IMPACTOS NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E FORMATIVOS NA CONTEMPORANEIDADE. O CAMPO EMPÍRICO CONSTITUIU- SE POR UM GRUPO DE 11 PROFESSORES ORIUNDOS DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE ATUAM NA DOCÊNCIA ONLINE EM CINCO (5) INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) NOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL, SANTA CATARINA E SÃO PAULO. A ABORDAGEM METODOLÓGICA SITUA-SE NO ÂMBITO DE ESTUDO DE CASO. A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA CONFIGUROU-SE NO MÉTODO DE INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. EVIDENCIAMOS QUE CADA IES TEM UMA CONCEPÇÃO DIFERENTE A RESPEITO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA QUE SE EXPRESSA NA PROPOSTA PEDAGÓGICA E NAS FORMAÇÕES OFERTADAS. ESSAS FORMAÇÕES, EM GERAL, NÃO ATENDEM ÀS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO UM PLANEJAMENTO DIFERENCIADO POR PARTE DAS IES. EM RELAÇÃO AO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS (TD) POR PARTE DOS PROFESSORES, CONSTATAMOS QUE OCORRE DE FORMA EXPRESSIVA, PORÉM MUITAS VEZES AINDA ESTÁ ATRELADA ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS NO MODELO DE EDUCAÇÃO TRANSMISSIVA. ESSAS EVIDÊNCIAS ACENAM PARA A NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, POR MEIO DE PERCURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA QUE ATENDAM AS DEMANDAS DOS PROFESSORES, BEM COMO NA PERSPECTIVA DA PRÓPRIA AUTOFORMAÇÃO, FRENTE AOS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ONLINE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO HÍBRIDA.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-18T19:30:18Z
2021-10-18T19:30:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672953770999808