Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ó, Jorge Ramos do
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Scheinvar, Estela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045
Resumo: Como instrumento dileto para massificar a escola, o currículo emerge a serviço de uma forma de controle social sustentada na classificação e pasteurização dos conteúdos, com a função precípua de ensinar hierarquia e obediência a partir de um padrão de verdade. Ensinamentos imprescindíveis para a ordem jurídica liberal, sustentada no reconhecimento da verdade única, subjetivada como premissa à civilização. Uma tecnologia pedagógica que opera por meio de instrumentos (tais quais o currículo), que têm como efeito uma produção subjetiva que aciona procedimentos entendidos como externos e superiores aos profissionais, invisibilizando os efeitos de mutilação do pensamento próprios às práticas judicializadas. A grande conexão que a instituição escolar estabelece não é, portanto, com o saber ou o conhecimento, mas distribuindo a fatalidade de destinos sociais no interior de uma pirâmide cuja manutenção vai justificandose pela sua correspondência com a realidade da meritocracia.
id UNEB-3_305f31119416422a9d5e417d53249d04
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9045
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relaçãoComo instrumento dileto para massificar a escola, o currículo emerge a serviço de uma forma de controle social sustentada na classificação e pasteurização dos conteúdos, com a função precípua de ensinar hierarquia e obediência a partir de um padrão de verdade. Ensinamentos imprescindíveis para a ordem jurídica liberal, sustentada no reconhecimento da verdade única, subjetivada como premissa à civilização. Uma tecnologia pedagógica que opera por meio de instrumentos (tais quais o currículo), que têm como efeito uma produção subjetiva que aciona procedimentos entendidos como externos e superiores aos profissionais, invisibilizando os efeitos de mutilação do pensamento próprios às práticas judicializadas. A grande conexão que a instituição escolar estabelece não é, portanto, com o saber ou o conhecimento, mas distribuindo a fatalidade de destinos sociais no interior de uma pirâmide cuja manutenção vai justificandose pela sua correspondência com a realidade da meritocracia.UNEB2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/904510.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 326-3432358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045/5999Copyright (c) 2020 Jorge Ramos do Ó, Estela Scheinvarinfo:eu-repo/semantics/openAccessÓ, Jorge Ramos doScheinvar, Estela2023-04-18T01:23:56Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9045Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:23:56Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
title Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
spellingShingle Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
Ó, Jorge Ramos do
title_short Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
title_full Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
title_fullStr Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
title_full_unstemmed Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
title_sort Currículo e judicialização na modernidade: fundamentos históricos em relação
author Ó, Jorge Ramos do
author_facet Ó, Jorge Ramos do
Scheinvar, Estela
author_role author
author2 Scheinvar, Estela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ó, Jorge Ramos do
Scheinvar, Estela
description Como instrumento dileto para massificar a escola, o currículo emerge a serviço de uma forma de controle social sustentada na classificação e pasteurização dos conteúdos, com a função precípua de ensinar hierarquia e obediência a partir de um padrão de verdade. Ensinamentos imprescindíveis para a ordem jurídica liberal, sustentada no reconhecimento da verdade única, subjetivada como premissa à civilização. Uma tecnologia pedagógica que opera por meio de instrumentos (tais quais o currículo), que têm como efeito uma produção subjetiva que aciona procedimentos entendidos como externos e superiores aos profissionais, invisibilizando os efeitos de mutilação do pensamento próprios às práticas judicializadas. A grande conexão que a instituição escolar estabelece não é, portanto, com o saber ou o conhecimento, mas distribuindo a fatalidade de destinos sociais no interior de uma pirâmide cuja manutenção vai justificandose pela sua correspondência com a realidade da meritocracia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p326-343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9045/5999
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jorge Ramos do Ó, Estela Scheinvar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jorge Ramos do Ó, Estela Scheinvar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 326-343
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957267369984