APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Sandra Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834
Resumo: O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.
id UNEB-3_32054a4c7fc69b46b109ef8066f5adf1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/834
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇAUniversidadeEnsinoAprendizagemProfissionalidade docenteMudança.O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/83410.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834/590Soares, Sandra ReginaVieira, Fláviainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:32:21Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/834Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:32:21Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
title APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
spellingShingle APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
Soares, Sandra Regina
Universidade
Ensino
Aprendizagem
Profissionalidade docente
Mudança.
title_short APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
title_full APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
title_fullStr APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
title_sort APRENDIZAGEM, ENSINO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS, PERSPECTIVAS E TRAJETÓRIAS DE MUDANÇA
author Soares, Sandra Regina
author_facet Soares, Sandra Regina
Vieira, Flávia
author_role author
author2 Vieira, Flávia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Sandra Regina
Vieira, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
Ensino
Aprendizagem
Profissionalidade docente
Mudança.
topic Universidade
Ensino
Aprendizagem
Profissionalidade docente
Mudança.
description O ensino superior tem sofrido transformações profundas como resultado de sua democratização, da globalização da sociedade e das crescentes demandas do mercado. No presente artigo discutem-se desafios atuais da docência universitária e suas implicações na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Face a tendências neoliberais que reduzem as possibilidades de uma educação emancipatória, apresentam-se propostas de reconfiguração do desenvolvimento profissional docente à luz de um referencial humanista e democrático. Argumenta-se a favor da construção coletiva de culturas pedagógicas baseadas numa conceção do professor como intelectual crítico e agente de mudança, com propósitos educativos válidos, que sejam promotores de uma maior articulação entre investigação, ensino e desenvolvimento profissional, num ambiente em que sejam criadas condições de valorização e inovação das práticas de ensino e de aprendizagem. Descrevem-se duas trajetórias de mudança desenvolvidas nas instituições das autoras, as quais ilustram as perspectivas apresentadas e mostram que é possível olhar criticamente o presente para projetar o futuro, através da indagação e da transformação de culturas em que o ensino ocupa um lugar secundário e largamente invisível.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/834/590
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955915755520