QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar. |
id |
UNEB-3_8a02f4a0fe044398f0fabcde25c25519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5665 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?Higher education assessmentAccess to educationStudentTeacher training courseAvaliação da educação superiorAcesso ao ensinoEstudanteCurso de formação de professoresEste trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar.UNEB2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/566510.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 53 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 120-1402358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n53reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665/3610Copyright (c) 2018 Paulo César Geglioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeglio, Paulo César2021-06-05T16:49:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5665Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:49:39Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
title |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
spellingShingle |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? Geglio, Paulo César Higher education assessment Access to education Student Teacher training course Avaliação da educação superior Acesso ao ensino Estudante Curso de formação de professores |
title_short |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
title_full |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
title_fullStr |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
title_full_unstemmed |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
title_sort |
QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO? |
author |
Geglio, Paulo César |
author_facet |
Geglio, Paulo César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Geglio, Paulo César |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Higher education assessment Access to education Student Teacher training course Avaliação da educação superior Acesso ao ensino Estudante Curso de formação de professores |
topic |
Higher education assessment Access to education Student Teacher training course Avaliação da educação superior Acesso ao ensino Estudante Curso de formação de professores |
description |
Este trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665/3610 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paulo César Geglio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Paulo César Geglio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 53 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 120-140 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v27.n53 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956748324864 |