QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geglio, Paulo César
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar.
id UNEB-3_8a02f4a0fe044398f0fabcde25c25519
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5665
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?Higher education assessmentAccess to educationStudentTeacher training courseAvaliação da educação superiorAcesso ao ensinoEstudanteCurso de formação de professoresEste trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar.UNEB2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/566510.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 53 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 120-1402358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n53reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665/3610Copyright (c) 2018 Paulo César Geglioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGeglio, Paulo César2021-06-05T16:49:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5665Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:49:39Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
title QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
spellingShingle QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
Geglio, Paulo César
Higher education assessment
Access to education
Student
Teacher training course
Avaliação da educação superior
Acesso ao ensino
Estudante
Curso de formação de professores
title_short QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
title_full QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
title_fullStr QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
title_full_unstemmed QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
title_sort QUEM SÃO OS ESTUDANTES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO?
author Geglio, Paulo César
author_facet Geglio, Paulo César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Geglio, Paulo César
dc.subject.por.fl_str_mv Higher education assessment
Access to education
Student
Teacher training course
Avaliação da educação superior
Acesso ao ensino
Estudante
Curso de formação de professores
topic Higher education assessment
Access to education
Student
Teacher training course
Avaliação da educação superior
Acesso ao ensino
Estudante
Curso de formação de professores
description Este trabalho apresenta uma análise e discussão a respeito do perfil social e econômico de estudantes concluintes dos cursos de licenciaturas das instituições de ensino superior brasileiras. Os dados foram coletados dos relatórios do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes aos anos de 2005, 2008, 2011 e 2014. Trata-se de uma análise comparativa das informações de cada edição do exame no que diz respeito às características socioeconômicas dos estudantes (idade, sexo, cor, renda familiar mensal, sustentação financeira, estado civil e atividade laboral). As informações foram capturadas nos relatórios-síntese, disponíveis no site do Inep.Concluímos que houve expressivo aumento na quantidade de estudantes desses cursos, um público majoritariamente feminino, trabalhador, com idade avançada em relação à faixa de 18 a 24 anos e com baixa renda familiar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p120-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5665/3610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Paulo César Geglio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Paulo César Geglio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 53 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 120-140
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v27.n53
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956748324864