TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Marli Afonso
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Rodnei, Príncepe, Lisandra Marisa, Aranha, Elvira Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4569
Resumo: O texto discute a tutoria acadêmica, atividade que faz parte da proposta curricular do Mestrado Profissional: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os tutores são doutorandos dos Programas de Educação da mesma Universidade. Por dois semestres, os tutores, com supervisão da coordenação do curso, acompanham os mestrandos no processo de desenvolvimento do seu trabalho final de Mestrado. Com o objetivo de analisar os significados que alunos e tutores atribuem à tutoria acadêmica, optou-se pela metodologia dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo três perguntas abertas que foi encaminhado, via Google Docs, para 116 alunos e 13 tutores que participaram da tutoria nos anos 2013, 2014e 2015. Um total de 45 discentes e todos os tutores preencheram o instrumento. Os resultados apontaram que a tutoria se constituiu num espaço de aprendizagem que possibilitou o desenvolvimento profissional para ambos os públicos. Essa atividade tem contribuído positivamente tanto para a formação de novos pesquisadores quanto de docentes e orientadores para a educação superior
id UNEB-3_994bffd0077e90368953348ce984862a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4569
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADOCultura acadêmicaTutoria acadêmicaAprendizagem compartilhadaNúcleo de significaçãoO texto discute a tutoria acadêmica, atividade que faz parte da proposta curricular do Mestrado Profissional: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os tutores são doutorandos dos Programas de Educação da mesma Universidade. Por dois semestres, os tutores, com supervisão da coordenação do curso, acompanham os mestrandos no processo de desenvolvimento do seu trabalho final de Mestrado. Com o objetivo de analisar os significados que alunos e tutores atribuem à tutoria acadêmica, optou-se pela metodologia dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo três perguntas abertas que foi encaminhado, via Google Docs, para 116 alunos e 13 tutores que participaram da tutoria nos anos 2013, 2014e 2015. Um total de 45 discentes e todos os tutores preencheram o instrumento. Os resultados apontaram que a tutoria se constituiu num espaço de aprendizagem que possibilitou o desenvolvimento profissional para ambos os públicos. Essa atividade tem contribuído positivamente tanto para a formação de novos pesquisadores quanto de docentes e orientadores para a educação superiorUNEB2018-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/456910.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p37-50Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 47 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 37-502358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n47reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4569/2851Copyright (c) 2018 Marli Afonso André, Rodnei Pereira, Lisandra Marisa Príncepe, Elvira Godinho Aranhainfo:eu-repo/semantics/openAccessAndré, Marli AfonsoPereira, RodneiPríncepe, Lisandra MarisaAranha, Elvira Godinho2023-04-18T00:53:32Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4569Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:53:32Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
title TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
spellingShingle TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
André, Marli Afonso
Cultura acadêmica
Tutoria acadêmica
Aprendizagem compartilhada
Núcleo de significação
title_short TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
title_full TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
title_fullStr TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
title_full_unstemmed TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
title_sort TUTORIA ACADÊMICA NO MESTRADO PROFISSIONAL: UM APRENDIZADO COMPARTILHADO
author André, Marli Afonso
author_facet André, Marli Afonso
Pereira, Rodnei
Príncepe, Lisandra Marisa
Aranha, Elvira Godinho
author_role author
author2 Pereira, Rodnei
Príncepe, Lisandra Marisa
Aranha, Elvira Godinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Marli Afonso
Pereira, Rodnei
Príncepe, Lisandra Marisa
Aranha, Elvira Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura acadêmica
Tutoria acadêmica
Aprendizagem compartilhada
Núcleo de significação
topic Cultura acadêmica
Tutoria acadêmica
Aprendizagem compartilhada
Núcleo de significação
description O texto discute a tutoria acadêmica, atividade que faz parte da proposta curricular do Mestrado Profissional: Formação de Formadores, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Os tutores são doutorandos dos Programas de Educação da mesma Universidade. Por dois semestres, os tutores, com supervisão da coordenação do curso, acompanham os mestrandos no processo de desenvolvimento do seu trabalho final de Mestrado. Com o objetivo de analisar os significados que alunos e tutores atribuem à tutoria acadêmica, optou-se pela metodologia dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013). Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário contendo três perguntas abertas que foi encaminhado, via Google Docs, para 116 alunos e 13 tutores que participaram da tutoria nos anos 2013, 2014e 2015. Um total de 45 discentes e todos os tutores preencheram o instrumento. Os resultados apontaram que a tutoria se constituiu num espaço de aprendizagem que possibilitou o desenvolvimento profissional para ambos os públicos. Essa atividade tem contribuído positivamente tanto para a formação de novos pesquisadores quanto de docentes e orientadores para a educação superior
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4569
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p37-50
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4569
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p37-50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4569/2851
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 47 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 37-50
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v25.n47
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956387614720