DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7438 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo apresentar alguns rastros dos caminhos investigativos adotados no grupo de pesquisa, sob minha coordenação, cujo foco de análise consiste na compreensão dos processos de produção e distribuição do conhecimento validado e legitimado em diferentes contextos de formação. Entendemos que as disputas em torno da definição do conhecimento mobilizado nos fazeres curriculares é uma questão política incontornável face às demandas que interpelam as escolas e as universidades públicas em nosso presente. Em diálogo com as abordagens discursivas na perspectiva pós-fundacional, o texto destaca algumas implicações metodológicas desta aposta teórico-metodológica nos processos de investigação desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. Operando com o pressuposto que teoria e método são indissociáveis, defendemos que as opções metodológicas precisam fazer sentido dentro do referencial teórico no qual as inscrevemos. O texto explicita alguns dos questionamentos formulados nas diferentes pesquisas concluídas e/ou em curso, bem como a caixa de ferramenta utilizada para a análise do acervo empírico produzido, sublinhando a potencialidade analítica das categorias “demanda” e “fronteira”. As análises apontam que nas lutas de significação em torno de fixação de sentidos de “conhecimento escolar/acadêmico”, o que está em jogo é a produção de outros universais, de outros antagonismos, por meio da produção de outras práticas articulatórias hegemônicas |
id |
UNEB-3_b0951fb5c694cd68a40cd82492c89d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7438 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARESEstudos curricularesConhecimento escolar/acadêmicoTeoria do discursoDemandaFronteiraEste texto tem por objetivo apresentar alguns rastros dos caminhos investigativos adotados no grupo de pesquisa, sob minha coordenação, cujo foco de análise consiste na compreensão dos processos de produção e distribuição do conhecimento validado e legitimado em diferentes contextos de formação. Entendemos que as disputas em torno da definição do conhecimento mobilizado nos fazeres curriculares é uma questão política incontornável face às demandas que interpelam as escolas e as universidades públicas em nosso presente. Em diálogo com as abordagens discursivas na perspectiva pós-fundacional, o texto destaca algumas implicações metodológicas desta aposta teórico-metodológica nos processos de investigação desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. Operando com o pressuposto que teoria e método são indissociáveis, defendemos que as opções metodológicas precisam fazer sentido dentro do referencial teórico no qual as inscrevemos. O texto explicita alguns dos questionamentos formulados nas diferentes pesquisas concluídas e/ou em curso, bem como a caixa de ferramenta utilizada para a análise do acervo empírico produzido, sublinhando a potencialidade analítica das categorias “demanda” e “fronteira”. As análises apontam que nas lutas de significação em torno de fixação de sentidos de “conhecimento escolar/acadêmico”, o que está em jogo é a produção de outros universais, de outros antagonismos, por meio da produção de outras práticas articulatórias hegemônicasUNEB2019-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/743810.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p55-67Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 40 (2013): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 55-672358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n40reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7438/4801Copyright (c) 2019 Carmen Teresa Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriel, Carmen Teresa2023-04-18T00:44:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7438Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:44:15Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
title |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
spellingShingle |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES Gabriel, Carmen Teresa Estudos curriculares Conhecimento escolar/acadêmico Teoria do discurso Demanda Fronteira |
title_short |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
title_full |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
title_fullStr |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
title_full_unstemmed |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
title_sort |
DISCURSO, DEMANDAS E FRONTEIRA: ARTICULAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NA ANÁLISE DE TEXTOS CURRICULARES |
author |
Gabriel, Carmen Teresa |
author_facet |
Gabriel, Carmen Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Carmen Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos curriculares Conhecimento escolar/acadêmico Teoria do discurso Demanda Fronteira |
topic |
Estudos curriculares Conhecimento escolar/acadêmico Teoria do discurso Demanda Fronteira |
description |
Este texto tem por objetivo apresentar alguns rastros dos caminhos investigativos adotados no grupo de pesquisa, sob minha coordenação, cujo foco de análise consiste na compreensão dos processos de produção e distribuição do conhecimento validado e legitimado em diferentes contextos de formação. Entendemos que as disputas em torno da definição do conhecimento mobilizado nos fazeres curriculares é uma questão política incontornável face às demandas que interpelam as escolas e as universidades públicas em nosso presente. Em diálogo com as abordagens discursivas na perspectiva pós-fundacional, o texto destaca algumas implicações metodológicas desta aposta teórico-metodológica nos processos de investigação desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. Operando com o pressuposto que teoria e método são indissociáveis, defendemos que as opções metodológicas precisam fazer sentido dentro do referencial teórico no qual as inscrevemos. O texto explicita alguns dos questionamentos formulados nas diferentes pesquisas concluídas e/ou em curso, bem como a caixa de ferramenta utilizada para a análise do acervo empírico produzido, sublinhando a potencialidade analítica das categorias “demanda” e “fronteira”. As análises apontam que nas lutas de significação em torno de fixação de sentidos de “conhecimento escolar/acadêmico”, o que está em jogo é a produção de outros universais, de outros antagonismos, por meio da produção de outras práticas articulatórias hegemônicas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7438 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p55-67 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7438 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p55-67 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7438/4801 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carmen Teresa Gabriel info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carmen Teresa Gabriel |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 40 (2013): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 55-67 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v22.n40 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956820676608 |