FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/459 |
Resumo: | Com base em conhecimentos desenvolvidos em múltiplos projetos de formação de professores, como protagonistas e condutores dos processos vivenciados, reflete-se sobre a noção de redes – forma epistêmica e metodológica de professores produzirem conhecimentos ao longo de toda a vida. Verifica-se como redes de conhecimentos emergentes atravessam fronteiras dos níveis de formação/titularidades; tempos demagistério; experiência anterior com a educação de jovens e adultos; e práticas pedagógicas para se fazerem novas e complexas formas de compreender e apreender a realidade da EJA em trançados desiguais, diferenciados, e ricos da diversidade de saberes, e que produzem mosaicos que se conectam, transpondo fios e se enredando em trama sempre renovável. Reviram-se/pesquisam-se/esgarçam-se práticasdesenvolvidas; escava-se em torno de conceitos estabelecidos, revolvendo solos emque se esparramam trançados complexos de saberes, no processo dialético de ensinaraprender-ensinar: ação investigatória sobre o mundo tomado a si, para transformá-lo.Na concepção de formação adotada – como ato humano, inacabado – assume-se acategoria freireana de percebido-destacado, entendendo a emergência de práticas resultando do movimento de professores sobre realidades de trabalho, quando têmconsciência do que significam. Assume-se a estratégia metodológica de descodificar o mundo e mobilizar professores à descoberta de inéditos-viáveis em práticas pedagógicas transformadas e transformadoras. |
id |
UNEB-3_b543e526b602ddbd49d941af7eb71061 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/459 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDACom base em conhecimentos desenvolvidos em múltiplos projetos de formação de professores, como protagonistas e condutores dos processos vivenciados, reflete-se sobre a noção de redes – forma epistêmica e metodológica de professores produzirem conhecimentos ao longo de toda a vida. Verifica-se como redes de conhecimentos emergentes atravessam fronteiras dos níveis de formação/titularidades; tempos demagistério; experiência anterior com a educação de jovens e adultos; e práticas pedagógicas para se fazerem novas e complexas formas de compreender e apreender a realidade da EJA em trançados desiguais, diferenciados, e ricos da diversidade de saberes, e que produzem mosaicos que se conectam, transpondo fios e se enredando em trama sempre renovável. Reviram-se/pesquisam-se/esgarçam-se práticasdesenvolvidas; escava-se em torno de conceitos estabelecidos, revolvendo solos emque se esparramam trançados complexos de saberes, no processo dialético de ensinaraprender-ensinar: ação investigatória sobre o mundo tomado a si, para transformá-lo.Na concepção de formação adotada – como ato humano, inacabado – assume-se acategoria freireana de percebido-destacado, entendendo a emergência de práticas resultando do movimento de professores sobre realidades de trabalho, quando têmconsciência do que significam. Assume-se a estratégia metodológica de descodificar o mundo e mobilizar professores à descoberta de inéditos-viáveis em práticas pedagógicas transformadas e transformadoras.UNEB2013-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/45910.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n37reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/459/399Paiva, Janeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:12:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/459Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:12:23Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA Paiva, Jane |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:O PAPEL DAS REDES NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA |
author |
Paiva, Jane |
author_facet |
Paiva, Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Jane |
description |
Com base em conhecimentos desenvolvidos em múltiplos projetos de formação de professores, como protagonistas e condutores dos processos vivenciados, reflete-se sobre a noção de redes – forma epistêmica e metodológica de professores produzirem conhecimentos ao longo de toda a vida. Verifica-se como redes de conhecimentos emergentes atravessam fronteiras dos níveis de formação/titularidades; tempos demagistério; experiência anterior com a educação de jovens e adultos; e práticas pedagógicas para se fazerem novas e complexas formas de compreender e apreender a realidade da EJA em trançados desiguais, diferenciados, e ricos da diversidade de saberes, e que produzem mosaicos que se conectam, transpondo fios e se enredando em trama sempre renovável. Reviram-se/pesquisam-se/esgarçam-se práticasdesenvolvidas; escava-se em torno de conceitos estabelecidos, revolvendo solos emque se esparramam trançados complexos de saberes, no processo dialético de ensinaraprender-ensinar: ação investigatória sobre o mundo tomado a si, para transformá-lo.Na concepção de formação adotada – como ato humano, inacabado – assume-se acategoria freireana de percebido-destacado, entendendo a emergência de práticas resultando do movimento de professores sobre realidades de trabalho, quando têmconsciência do que significam. Assume-se a estratégia metodológica de descodificar o mundo e mobilizar professores à descoberta de inéditos-viáveis em práticas pedagógicas transformadas e transformadoras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/459 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/459 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/459/399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 37 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v21.n37 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955867521024 |