As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arantes, Ana Kelly
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Soares Della Fonte, Sandra, Emidio Andrade Soares, Talita, Marques Soares, Denilson Junio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si.
id UNEB-3_bc182bda749d9e6e7bb7aad8dc8e3f75
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/15316
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa Educação profissionalEnsino técnicoPercepção docenteEnsino médio integradoO objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si.UNEB2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1531610.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 197-2132358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n70reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316/11268Copyright (c) 2023 Ana Kelly Arantes, Sandra Soares Della Fonte, Talita Emidio Andrade Soares, Denilson Junio Marques Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Ana Kelly Soares Della Fonte, SandraEmidio Andrade Soares, TalitaMarques Soares, Denilson Junio2023-04-15T00:21:07Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/15316Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-15T00:21:07Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
title As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
spellingShingle As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
Arantes, Ana Kelly
Educação profissional
Ensino técnico
Percepção docente
Ensino médio integrado
title_short As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
title_full As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
title_fullStr As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
title_full_unstemmed As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
title_sort As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
author Arantes, Ana Kelly
author_facet Arantes, Ana Kelly
Soares Della Fonte, Sandra
Emidio Andrade Soares, Talita
Marques Soares, Denilson Junio
author_role author
author2 Soares Della Fonte, Sandra
Emidio Andrade Soares, Talita
Marques Soares, Denilson Junio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arantes, Ana Kelly
Soares Della Fonte, Sandra
Emidio Andrade Soares, Talita
Marques Soares, Denilson Junio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Ensino técnico
Percepção docente
Ensino médio integrado
topic Educação profissional
Ensino técnico
Percepção docente
Ensino médio integrado
description O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316/11268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 197-213
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v32.n70
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958470086656