As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si. |
id |
UNEB-3_bc182bda749d9e6e7bb7aad8dc8e3f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/15316 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa Educação profissionalEnsino técnicoPercepção docenteEnsino médio integradoO objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si.UNEB2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1531610.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 197-2132358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n70reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316/11268Copyright (c) 2023 Ana Kelly Arantes, Sandra Soares Della Fonte, Talita Emidio Andrade Soares, Denilson Junio Marques Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessArantes, Ana Kelly Soares Della Fonte, SandraEmidio Andrade Soares, TalitaMarques Soares, Denilson Junio2023-04-15T00:21:07Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/15316Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-15T00:21:07Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
title |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
spellingShingle |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa Arantes, Ana Kelly Educação profissional Ensino técnico Percepção docente Ensino médio integrado |
title_short |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
title_full |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
title_fullStr |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
title_full_unstemmed |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
title_sort |
As percepções de Docentes sobre o Ensino Médio Integrado: projetos em disputa |
author |
Arantes, Ana Kelly |
author_facet |
Arantes, Ana Kelly Soares Della Fonte, Sandra Emidio Andrade Soares, Talita Marques Soares, Denilson Junio |
author_role |
author |
author2 |
Soares Della Fonte, Sandra Emidio Andrade Soares, Talita Marques Soares, Denilson Junio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Ana Kelly Soares Della Fonte, Sandra Emidio Andrade Soares, Talita Marques Soares, Denilson Junio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Ensino técnico Percepção docente Ensino médio integrado |
topic |
Educação profissional Ensino técnico Percepção docente Ensino médio integrado |
description |
O objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes do ensino básico, técnico e tecnológico sobre o Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de um estudo de corte transversal, do tipo não-experimental descritivo em que se apresenta o processo de construção, validação e análise de um questionário aplicado virtualmente para uma amostra de 1077 profissionais vinculados aos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. Os resultados obtidos sinalizam para a coexistência de projetos societários que perpassam o ideário e concepções diversas a respeito do EMI, refletindo a condição de antagonismo da sociedade em si. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p197-213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15316/11268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 197-213 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v32.n70 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958470086656 |