AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAREESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lúcia Mendonça
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Copérnico Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/456
Resumo: Analisando, em especial, as mudanças ocorridas na economia mundial nos últimos 20 anos, este texto busca esclarecer seus impactos sobre a burguesia brasileira e a adesão desta aos postulados da política neoliberal da terceira via, para então fazeruma reflexão sobre as consequências deste Proces-so na formação para o trabalho e, especialmente, na política de formação de professores. Na educa-ção básica, um novo perfil docente é requerido para formar o trabalhador nas novas exigências para o ingresso no mundo do trabalho, o que perpassa pela adequação das instituições formado-ras e pelo acúmulo de novas funções para o professor e pelo aumento do controle sobre sua atividade distanciando-o cada vez mais de sua função social. Faz-se,em seguida, uma reflexão sobre as definições em tal área contidas no novo Plano Nacional de Educação, concluindo com algumas considerações.  
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