POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS LDBN´S AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2803 |
Resumo: | O presente artigo pretende contextualizar a Educação Especial, pontuando mudanças e permanências nesta modalidade partindo da análise dos textos e contextos das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chegando às reflexões do atual Plano Nacional de Educação. Este estudo bibliográfico possibilitou compreender a trajetória da educação das pessoas com deficiência, principalmente nos aspectos relacionados: às formas nomenclaturas, conceitos e concepções; as práticas de atendimento educacional especializado, a formação de professores e o envolvimento dos órgãos públicos e do Estado na oferta e na garantia desses atendimentos. Garantir um projeto de Educação Especial com perspectivas inclusivas é uma tarefa que envolve políticas públicas de Estado e que requer uma ampla articulação entre os entes federativos.Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Formação de Professores. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Plano Nacional de Educação. |
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POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DAS LDBN´S AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃOO presente artigo pretende contextualizar a Educação Especial, pontuando mudanças e permanências nesta modalidade partindo da análise dos textos e contextos das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional chegando às reflexões do atual Plano Nacional de Educação. Este estudo bibliográfico possibilitou compreender a trajetória da educação das pessoas com deficiência, principalmente nos aspectos relacionados: às formas nomenclaturas, conceitos e concepções; as práticas de atendimento educacional especializado, a formação de professores e o envolvimento dos órgãos públicos e do Estado na oferta e na garantia desses atendimentos. Garantir um projeto de Educação Especial com perspectivas inclusivas é uma tarefa que envolve políticas públicas de Estado e que requer uma ampla articulação entre os entes federativos.Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado. Formação de Professores. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Plano Nacional de Educação.UNESC2016-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/280310.18616/ce.v5i2.2803Revista Criar Educação; Vol. 5 No. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 5 Núm. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 5 n. 2 (2016): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/2803/2590Copyright (c) 2016 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Natalia Silveira2018-09-04T10:34:19Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/2803Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:18:59.910344Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
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