Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moser, Alvino
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soczek, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/337
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o ensino, numa perspectiva filosófica, para crianças. Partimos do pressuposto que o filosofar é umaatividade própria do ser humano, mas poucos são os alunos de ensino médio e superior que iniciam as aulas de Filosofia nela interessados. Nossa hipótese é de que a postura filosófica da criança lhe é subtraída ou subjugada por processos educacionais formais ou informais que, numa perspectiva instrumental, limitam a condição humana auma cultura de massas, na perspectiva de uma indústria cultural que assume novas dimensões pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs). Na tentativa de apresentar algumas reflexões críticas sobre o processo deformação da criança, o percurso deste texto é, num primeiro momento, fazer uma breveexplanação sobre alguns significados do que é ser criança no mundo contemporâneo.No segundo momento, defenderemos a ideia de que a predisposição ao filosofar é uma capacidade que aparece nos anos iniciais da existência humana para, num terceiro momento, discutir como aproveitar esta predisposição para a reflexão filosófica como elemento fundante do processo educacional.
id UNEB-3_fbf899b43885e40bd24f71a07c6a1790
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/337
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Filosofia para crianças: apontamentos reflexivosO objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o ensino, numa perspectiva filosófica, para crianças. Partimos do pressuposto que o filosofar é umaatividade própria do ser humano, mas poucos são os alunos de ensino médio e superior que iniciam as aulas de Filosofia nela interessados. Nossa hipótese é de que a postura filosófica da criança lhe é subtraída ou subjugada por processos educacionais formais ou informais que, numa perspectiva instrumental, limitam a condição humana auma cultura de massas, na perspectiva de uma indústria cultural que assume novas dimensões pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs). Na tentativa de apresentar algumas reflexões críticas sobre o processo deformação da criança, o percurso deste texto é, num primeiro momento, fazer uma breveexplanação sobre alguns significados do que é ser criança no mundo contemporâneo.No segundo momento, defenderemos a ideia de que a predisposição ao filosofar é uma capacidade que aparece nos anos iniciais da existência humana para, num terceiro momento, discutir como aproveitar esta predisposição para a reflexão filosófica como elemento fundante do processo educacional.UNEB2013-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/33710.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v22.n39reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/337/287Moser, AlvinoSoczek, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:16:19Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/337Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:16:19Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
title Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
spellingShingle Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
Moser, Alvino
title_short Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
title_full Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
title_fullStr Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
title_full_unstemmed Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
title_sort Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos
author Moser, Alvino
author_facet Moser, Alvino
Soczek, Daniel
author_role author
author2 Soczek, Daniel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moser, Alvino
Soczek, Daniel
description O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o ensino, numa perspectiva filosófica, para crianças. Partimos do pressuposto que o filosofar é umaatividade própria do ser humano, mas poucos são os alunos de ensino médio e superior que iniciam as aulas de Filosofia nela interessados. Nossa hipótese é de que a postura filosófica da criança lhe é subtraída ou subjugada por processos educacionais formais ou informais que, numa perspectiva instrumental, limitam a condição humana auma cultura de massas, na perspectiva de uma indústria cultural que assume novas dimensões pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs). Na tentativa de apresentar algumas reflexões críticas sobre o processo deformação da criança, o percurso deste texto é, num primeiro momento, fazer uma breveexplanação sobre alguns significados do que é ser criança no mundo contemporâneo.No segundo momento, defenderemos a ideia de que a predisposição ao filosofar é uma capacidade que aparece nos anos iniciais da existência humana para, num terceiro momento, discutir como aproveitar esta predisposição para a reflexão filosófica como elemento fundante do processo educacional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/337
10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/337
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/337/287
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 22 n. 39 (2013): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v22.n39
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955836063744