O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/791 |
Resumo: | Este estudo faz parte de um trabalho mais amplo, que visa compreender como se constitui a identidade do professor de Português nos vários discursos: documentos oficiais, advindos dos pesquisadores e dos envolvidos com a formação (professores formadores e alunos). Os discursos produzidos pela comunidade científica também concorrem para a construção da identidade desse profissional. O objetivo deste artigo é o de discutir sobre a problemática que cerca o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil, pois acreditamos ser fundamental para melhor entendermos os contextos formativos. Ademais, apresentamos um quadro teórico sobre nossa compreensão de linguagem, a fim de refletir melhor sobre o panorama apresentado acerca do ensino de língua materna. Assim, situamos o conceito de linguagem em Bakhtin (2003). Relacionamos ainda a compreensão de Bakhtin com o ensino de Língua Portuguesa: que conceitos de Bakhtin poderiam contribuir para formar leitores e escritores? |
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O ensino de Português no Brasil e em Portugal: reflexões sobre ensino de língua materna e sobre linguagemFormação DocenteEnsino de PortuguêsConcepção de Linguagem. Este estudo faz parte de um trabalho mais amplo, que visa compreender como se constitui a identidade do professor de Português nos vários discursos: documentos oficiais, advindos dos pesquisadores e dos envolvidos com a formação (professores formadores e alunos). Os discursos produzidos pela comunidade científica também concorrem para a construção da identidade desse profissional. O objetivo deste artigo é o de discutir sobre a problemática que cerca o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em Portugal e no Brasil, pois acreditamos ser fundamental para melhor entendermos os contextos formativos. Ademais, apresentamos um quadro teórico sobre nossa compreensão de linguagem, a fim de refletir melhor sobre o panorama apresentado acerca do ensino de língua materna. Assim, situamos o conceito de linguagem em Bakhtin (2003). Relacionamos ainda a compreensão de Bakhtin com o ensino de Língua Portuguesa: que conceitos de Bakhtin poderiam contribuir para formar leitores e escritores? Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2014-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/79110.35499/tl.v8i01.791Tabuleiro de Letras; v. 8 n. 1 (2014); 24-422176-578210.35499/tl.v8i01reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/791/548Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Andréa Jane2020-10-03T18:15:12Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/791Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2020-10-03T18:15:12Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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