Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rodrigo Smaha
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Salles, Jaqueline Laís, Pallu, Nelza Maura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123
Resumo: O presente artigo objetiva discutir sobre os métodos/as abordagens de ensino em idiomas - mais especificamente em língua inglesa, em face de seu prestígio no mundo globalizado - analisando se os mesmos possibilitam uma prática pedagógica voltada ao multiletramento, contribuindo, assim, para a formação de um aluno com consciência ético-crítica e para uma prática docente mais reflexiva e participativa. Atualmente, o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira se depara com uma significativa lacuna entre os objetivos do professor para com a matéria, e as expectativas dos alunos para com a língua. O professor de inglês, nesse ínterim, precisa estar apto a lidar com os avanços tecnológicos, úteis ao ensino-aprendizagem, e com os novos perfis de discentes que estão chegando às instituições de ensino. Espera-se, com este trabalho, que os educadores que atuam no campo da língua inglesa, reflitam sobre suas posturas em sala de aula e busquem uma formação continuada, em prol de um ensino condizente com a realidade vigente.
id UNEB-4_bcece92381ac81137801027b0c6ab3a4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4123
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletradaEnsinoAprendizagemLíngua InglesaMultiletramento.O presente artigo objetiva discutir sobre os métodos/as abordagens de ensino em idiomas - mais especificamente em língua inglesa, em face de seu prestígio no mundo globalizado - analisando se os mesmos possibilitam uma prática pedagógica voltada ao multiletramento, contribuindo, assim, para a formação de um aluno com consciência ético-crítica e para uma prática docente mais reflexiva e participativa. Atualmente, o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira se depara com uma significativa lacuna entre os objetivos do professor para com a matéria, e as expectativas dos alunos para com a língua. O professor de inglês, nesse ínterim, precisa estar apto a lidar com os avanços tecnológicos, úteis ao ensino-aprendizagem, e com os novos perfis de discentes que estão chegando às instituições de ensino. Espera-se, com este trabalho, que os educadores que atuam no campo da língua inglesa, reflitam sobre suas posturas em sala de aula e busquem uma formação continuada, em prol de um ensino condizente com a realidade vigente.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/412310.35499/tl.v11i2.4123Tabuleiro de Letras; v. 11 n. 2 (2017); 196-2082176-578210.35499/tl.v11i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123/2748Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Rodrigo SmahaSalles, Jaqueline LaísPallu, Nelza Maura2021-05-06T22:07:41Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4123Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T22:07:41Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
title Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
spellingShingle Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
Lopes, Rodrigo Smaha
Ensino
Aprendizagem
Língua Inglesa
Multiletramento.
title_short Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
title_full Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
title_fullStr Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
title_full_unstemmed Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
title_sort Métodos/abordagens no ensino de línguas em uma sociedade multiletrada
author Lopes, Rodrigo Smaha
author_facet Lopes, Rodrigo Smaha
Salles, Jaqueline Laís
Pallu, Nelza Maura
author_role author
author2 Salles, Jaqueline Laís
Pallu, Nelza Maura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rodrigo Smaha
Salles, Jaqueline Laís
Pallu, Nelza Maura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Língua Inglesa
Multiletramento.
topic Ensino
Aprendizagem
Língua Inglesa
Multiletramento.
description O presente artigo objetiva discutir sobre os métodos/as abordagens de ensino em idiomas - mais especificamente em língua inglesa, em face de seu prestígio no mundo globalizado - analisando se os mesmos possibilitam uma prática pedagógica voltada ao multiletramento, contribuindo, assim, para a formação de um aluno com consciência ético-crítica e para uma prática docente mais reflexiva e participativa. Atualmente, o processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira se depara com uma significativa lacuna entre os objetivos do professor para com a matéria, e as expectativas dos alunos para com a língua. O professor de inglês, nesse ínterim, precisa estar apto a lidar com os avanços tecnológicos, úteis ao ensino-aprendizagem, e com os novos perfis de discentes que estão chegando às instituições de ensino. Espera-se, com este trabalho, que os educadores que atuam no campo da língua inglesa, reflitam sobre suas posturas em sala de aula e busquem uma formação continuada, em prol de um ensino condizente com a realidade vigente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123
10.35499/tl.v11i2.4123
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123
identifier_str_mv 10.35499/tl.v11i2.4123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4123/2748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 11 n. 2 (2017); 196-208
2176-5782
10.35499/tl.v11i2
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679406981120