Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616 |
Resumo: | Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem. |
id |
UNEB-4_e0c16520d1771d6b7f5866604cd2c671 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8616 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo VeridianaLetrasGamesEnsino de leituraEste artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/861610.35499/tl.v14i1.8616Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 107-1222176-578210.35499/tl.v14i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616/6041Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Mayara RodriguesAndrade, Francisco Rogiellyson da SilvaGomes, Dannytza Serra2021-05-06T21:02:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8616Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:02:23Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
title |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
spellingShingle |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana Braga, Mayara Rodrigues Letras Games Ensino de leitura |
title_short |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
title_full |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
title_fullStr |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
title_full_unstemmed |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
title_sort |
Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana |
author |
Braga, Mayara Rodrigues |
author_facet |
Braga, Mayara Rodrigues Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva Gomes, Dannytza Serra |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva Gomes, Dannytza Serra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Mayara Rodrigues Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva Gomes, Dannytza Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras Games Ensino de leitura |
topic |
Letras Games Ensino de leitura |
description |
Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616 10.35499/tl.v14i1.8616 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v14i1.8616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616/6041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 107-122 2176-5782 10.35499/tl.v14i1 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211680066535424 |