Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Mayara Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva, Gomes, Dannytza Serra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616
Resumo: Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.
id UNEB-4_e0c16520d1771d6b7f5866604cd2c671
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8616
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo VeridianaLetrasGamesEnsino de leituraEste artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/861610.35499/tl.v14i1.8616Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 107-1222176-578210.35499/tl.v14i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616/6041Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Mayara RodriguesAndrade, Francisco Rogiellyson da SilvaGomes, Dannytza Serra2021-05-06T21:02:23Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8616Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:02:23Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
title Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
spellingShingle Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
Braga, Mayara Rodrigues
Letras
Games
Ensino de leitura
title_short Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
title_full Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
title_fullStr Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
title_full_unstemmed Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
title_sort Gamificação no ensino de leitura: o exemplo do jogo Veridiana
author Braga, Mayara Rodrigues
author_facet Braga, Mayara Rodrigues
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Gomes, Dannytza Serra
author_role author
author2 Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Gomes, Dannytza Serra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Mayara Rodrigues
Andrade, Francisco Rogiellyson da Silva
Gomes, Dannytza Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Letras
Games
Ensino de leitura
topic Letras
Games
Ensino de leitura
description Este artigo analisa as possibilidades didáticas viabilizadas pelo jogo Veridiana (SILVA, 2017) como ferramenta pedagógica para o ensino de leitura. Embaso-nos teoricamente as considerações teóricas acerca das estratégias de gamificação em educação, tal como lançadas por Fardo (2013) e Tolomei (2017), bem com acerca das estratégias de leitura que devem ser desenvolvidas na escola, tal como pensadas por Cafieiro (2010) e Antunes (2003). A metodologia é de base qualitativa e documental. A análise permite o entendimento de que o jogo Veridiana apresenta-se como ferramenta pedagógica útil para o ensino de leitura, pois promove o aprimoramento de diferentes estratégias metacognitivas de leitura, num projeto de ensino que se ancora a dimensão interacional da linguagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616
10.35499/tl.v14i1.8616
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616
identifier_str_mv 10.35499/tl.v14i1.8616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/8616/6041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 1 (2020); 107-122
2176-5782
10.35499/tl.v14i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211680066535424