A matemática diante da possibilidade do ensino remoto: uma discussão curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basso, Silvia Eliane de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Fioratti, Netúlio Alarcon, Costa, Maria Luisa Furlan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8921
Resumo: Este trabalho  tem  por  objetivo  colaborar  nas  discussões  curriculares  para  o  ensino  de matemática evocando as teorias críticas e pós-modernas como forma de questionamento das tradições de conteúdo e metodologias.  Considera-se  nesta  análise  a  atualidade  da  pandemia  mundial  da  COVID-19,  doença infecciosa provocada por vírus, e os poucos ou inexistentes debates para a construção da Base Nacional Comum  Curricular  e  a  Reforma  do  Ensino  Médio,  que  no  momento  colocam  em  xeque  o  êxito  das  propostas diante da fragilidade dos sistemas educacionais públicos, no que concerne às ferramentas e conhecimentos para aulas e ensino remoto. Para tanto, parte-se das problematizações de currículo que sempre existiram e neste momento tornam-se cada vez mais necessárias e importantes, chegam-se às discussões sobre o ensino de matemática como conteúdo cultural e como possível ferramenta para o desenvolvimento da capacidade de crítica social de quem a estuda e a ensina, ambos por meio de estudos já publicados. Assim, aludindo a discussões que hibridizam teorias críticas e pós-modernas, a matemática sai da esfera de conteúdo hegemônico, permitindo-se reconstrução para abordagem dos mais diferentes temas, sem que perca espaço para suas prescrições específicas da ciência de orientação. É a matemática posta no campo das incertezas, para permitir-lhe ampliar a compreensão das inúmeras situações em que tratamento de dados e modelagens possam estar à serviço de justiça ou injustiça social. Apresenta-se, na sequência, relato de experiência com um exemplo de metodologia de ensino de conteúdo de matemática por meios digitais, como forma de ilustrar possibilidades, avaliação de potencialidades e fornecimento de subsídios para a discussão. Por fim, são consideradas na experiência registrada, as potencialidades e as adversidades ligadas ao ensino de matemática de forma remota e corrobora-se a necessidade do debate em torno do currículo que inclua não só pesquisadores, mas principalmente professores e estudantes, num ensino de matemática que envolva sua natureza, fundamentos, significados e consequências no cotidiano.
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