Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Alves da Silva, Raphael
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7056
Resumo: This article aims to understand the impact caused by social distances imposed by COVID-19 pandemic in the routine of students in preparation to do the Enem test in the state of Pernambuco. This is a qualitative study guided by “netnographyc” based in a analytical corpus situated in the EDUCA-PE channel and in questionnaires answered by students and teachers from educational system. The study indicates that the emergencial measures taken not only modified the dynamics and the educational practices as well put in evidence structural barriers that must be considered. With basis in the studies of Belloni (2008), Monteiro (2020) and Kozinets (2010) it was possible to draw a reflective panorama that intends to contribute with future analyses. 
id UEMG-2_3ec2316ec492f4014f1ae9d81bd0f72d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7056
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de PernambucoEnsino médioPandemiaEnsino remotoThis article aims to understand the impact caused by social distances imposed by COVID-19 pandemic in the routine of students in preparation to do the Enem test in the state of Pernambuco. This is a qualitative study guided by “netnographyc” based in a analytical corpus situated in the EDUCA-PE channel and in questionnaires answered by students and teachers from educational system. The study indicates that the emergencial measures taken not only modified the dynamics and the educational practices as well put in evidence structural barriers that must be considered. With basis in the studies of Belloni (2008), Monteiro (2020) and Kozinets (2010) it was possible to draw a reflective panorama that intends to contribute with future analyses. Este artículo busca comprender el impacto causado por el aislamiento social impuesto por la propagación de la COVID-19 en la rutina de los estudiantes en preparación para el Enem en el Estado de Pernambuco. Se trata de un estudio cualitativo, orientado por "netnografía", basado en un corpus analítico ubicado en el canal EDUCA-PE y en cuestionarios aplicados a estudiantes y docentes del sistema escolar. El estudio indica que las medidas de emergencia tomadas no solo cambiaron las dinámicas y prácticas educativas, sino que también destacaron barreras estructurales que merecen ser consideradas. Así, a partir de los estudios realizados por Belloni (2008) Monteiro (2020) y Kozinets (2010) fue posible trazar un panorama reflexivo que pretende contribuir a futuros análisis.O presente artigo busca compreender o impacto provocado pelo isolamento social imposto pela propagação da COVID-19 na rotina dos estudantes em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, orientado pela “netnografia”, com base em um corpus analítico situado no canal EDUCA-PE e nos questionários aplicados com estudantes e professores da rede de ensino.  O estudado indica que as medidas emergenciais tomadas não só alteraram a dinâmica e as práticas educativas, como colocaram em evidência barreiras estruturais que merecem ser consideradas. Assim, com base nos estudos realizados por Belloni (2008) Monteiro (2020) e Kozinets (2010) foi possível traçar um panorama reflexivo que pretende contribuir para análises futuras.EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/705610.36704/eef.v27i51.7056Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-242317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7056/5089Copyright (c) 2024 Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Raphael Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Ticia Cassiany FerroAlves da Silva, Raphael2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7056Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
title Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
spellingShingle Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
Ensino médio
Pandemia
Ensino remoto
title_short Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
title_full Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
title_fullStr Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
title_full_unstemmed Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
title_sort Passeios remotos: uma discussão sobre o impacto da Covid-19 na rotina de alunos em preparação para o Enem no Estado de Pernambuco
author Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
author_facet Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
Alves da Silva, Raphael
author_role author
author2 Alves da Silva, Raphael
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Ticia Cassiany Ferro
Alves da Silva, Raphael
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Pandemia
Ensino remoto
topic Ensino médio
Pandemia
Ensino remoto
description This article aims to understand the impact caused by social distances imposed by COVID-19 pandemic in the routine of students in preparation to do the Enem test in the state of Pernambuco. This is a qualitative study guided by “netnographyc” based in a analytical corpus situated in the EDUCA-PE channel and in questionnaires answered by students and teachers from educational system. The study indicates that the emergencial measures taken not only modified the dynamics and the educational practices as well put in evidence structural barriers that must be considered. With basis in the studies of Belloni (2008), Monteiro (2020) and Kozinets (2010) it was possible to draw a reflective panorama that intends to contribute with future analyses. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7056
10.36704/eef.v27i51.7056
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7056
identifier_str_mv 10.36704/eef.v27i51.7056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/7056/5089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Raphael Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Ticia Cassiany Ferro Cavalcante, Raphael Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24
Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24
Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24
2317-0093
10.36704/eef.v27i51
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782519054336