IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Vivia Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6127
Resumo: Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse contexto, uma vez que somos professoras com experiências na Educação Básica. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Hall (2014, 2015), Josso (2004, 2006), Bondia (2002), Nóvoa (2009, 2010, 2014), Sales (2009), Rios (2015) dentre outros autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso de vida e formação, vão constituindo a pessoa que somos. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado, nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente. Para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas, bem como, os estudantes inseridos no contexto da Educação Básica, também, ao longo do percurso, vão tecendo a construção de suas identidades. O percurso metodológico situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa, enveredando pela fenomenologia – hermenêutica. Ainda nessa perspectiva, optamos pelo método (auto)Biográfico e a pesquisa participante, tendo como dispositivos de investigação a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002), o ateliê biográfico com inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Delory-Momberger (2012), o grupo focal (GONDIM, 2003) e por fim, a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 2009).
id UNEB-5_3ec3ea2e4061b22925aae183db295662
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/6127
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de siIdentidade DocenteIdentidade DiscenteEducação BásicaConsiderando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse contexto, uma vez que somos professoras com experiências na Educação Básica. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Hall (2014, 2015), Josso (2004, 2006), Bondia (2002), Nóvoa (2009, 2010, 2014), Sales (2009), Rios (2015) dentre outros autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso de vida e formação, vão constituindo a pessoa que somos. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado, nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente. Para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas, bem como, os estudantes inseridos no contexto da Educação Básica, também, ao longo do percurso, vão tecendo a construção de suas identidades. O percurso metodológico situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa, enveredando pela fenomenologia – hermenêutica. Ainda nessa perspectiva, optamos pelo método (auto)Biográfico e a pesquisa participante, tendo como dispositivos de investigação a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002), o ateliê biográfico com inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Delory-Momberger (2012), o grupo focal (GONDIM, 2003) e por fim, a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 2009).Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/612710.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.219-236Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 1 (2019): Educação e Diferença; 219-2362177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6127/3892Copyright (c) 2019 Jeovângela de Matos Rosa Ribeiro, Vivia Santos Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Jeovângela de Matos RosaAndrade, Vivia Santos2020-11-27T01:28:40Zoai:ojs.192.168.5.50:article/6127Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T01:28:40Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
title IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
spellingShingle IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa
Identidade Docente
Identidade Discente
Educação Básica
title_short IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
title_full IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
title_fullStr IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
title_full_unstemmed IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
title_sort IDENTIDADES DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: tessituras de si
author Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa
author_facet Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa
Andrade, Vivia Santos
author_role author
author2 Andrade, Vivia Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa
Andrade, Vivia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade Docente
Identidade Discente
Educação Básica
topic Identidade Docente
Identidade Discente
Educação Básica
description Considerando a relevância do debate sobre a construção identitária docente e discente da Educação Básica, problematizaremos, aqui, o processo de construção identitária desses sujeitos, tendo em vista nossa inserção nesse contexto, uma vez que somos professoras com experiências na Educação Básica. Discutiremos esse processo à luz de teóricos como Hall (2014, 2015), Josso (2004, 2006), Bondia (2002), Nóvoa (2009, 2010, 2014), Sales (2009), Rios (2015) dentre outros autores que consubstanciaram o nosso olhar nessa itinerância epistemológica. Nesse contexto, ressaltamos que a reflexão tecida acerca das experiências no contexto perpassa por inúmeros espaços e experiências que, ao longo do percurso de vida e formação, vão constituindo a pessoa que somos. A escrita está ancorada em duas pesquisas de mestrado, nas quais realizamos o movimento de pensar a constituição da identidade docente e discente. Para nós, um entrelaçamento dos fios que nos inquieta refletir sobre como acontece o procedimento em que vamos, cotidianamente, forjando nossa identidade – pessoal e profissional -, envolvendo experiências individuais, coletivas e colaborativas, bem como, os estudantes inseridos no contexto da Educação Básica, também, ao longo do percurso, vão tecendo a construção de suas identidades. O percurso metodológico situa-se na perspectiva da pesquisa qualitativa, enveredando pela fenomenologia – hermenêutica. Ainda nessa perspectiva, optamos pelo método (auto)Biográfico e a pesquisa participante, tendo como dispositivos de investigação a entrevista narrativa (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002), o ateliê biográfico com inspiração nas pesquisas desenvolvidas por Delory-Momberger (2012), o grupo focal (GONDIM, 2003) e por fim, a entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 2009).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6127
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.219-236
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6127
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.219-236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6127/3892
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jeovângela de Matos Rosa Ribeiro, Vivia Santos Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jeovângela de Matos Rosa Ribeiro, Vivia Santos Andrade
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 1 (2019): Educação e Diferença; 219-236
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v4.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117852598272