Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278 |
Resumo: | O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação. |
id |
UNEB-5_7f5d44837cb1c1f0e4e74c9d189a093d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/4278 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de EscolaEducação InclusivaInclusão EscolarParadigma da CiênciaO estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/427810.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 3 (2017): Pesquisa Aplicada; 64-772177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v2.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278/2675Copyright (c) 2017 Jeane Rodella Assunçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Jeane Rodella2020-09-05T02:19:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4278Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:19:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
title |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
spellingShingle |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola Assunção, Jeane Rodella Educação Inclusiva Inclusão Escolar Paradigma da Ciência |
title_short |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
title_full |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
title_fullStr |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
title_full_unstemmed |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
title_sort |
Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola |
author |
Assunção, Jeane Rodella |
author_facet |
Assunção, Jeane Rodella |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Jeane Rodella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Inclusão Escolar Paradigma da Ciência |
topic |
Educação Inclusiva Inclusão Escolar Paradigma da Ciência |
description |
O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278/2675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jeane Rodella Assunção https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Jeane Rodella Assunção https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 3 (2017): Pesquisa Aplicada; 64-77 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v2.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117794926592 |