Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assunção, Jeane Rodella
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278
Resumo: O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.
id UNEB-5_7f5d44837cb1c1f0e4e74c9d189a093d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/4278
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de EscolaEducação InclusivaInclusão EscolarParadigma da CiênciaO estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/427810.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 3 (2017): Pesquisa Aplicada; 64-772177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v2.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278/2675Copyright (c) 2017 Jeane Rodella Assunçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAssunção, Jeane Rodella2020-09-05T02:19:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4278Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:19:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
title Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
spellingShingle Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
Assunção, Jeane Rodella
Educação Inclusiva
Inclusão Escolar
Paradigma da Ciência
title_short Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
title_full Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
title_fullStr Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
title_full_unstemmed Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
title_sort Inclusão Escolar: O Desafio de Um Novo Paradigma de Escola
author Assunção, Jeane Rodella
author_facet Assunção, Jeane Rodella
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assunção, Jeane Rodella
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Inclusão Escolar
Paradigma da Ciência
topic Educação Inclusiva
Inclusão Escolar
Paradigma da Ciência
description O estudo aborda o processo de transição paradigmática da ciência moderna para a ciência pós-moderna. Buscou-se analisar a ressignificação da Educação Inclusiva na escola, caracterizar o paradigma dominante e emergente, identificar os paradigmas da institucionalização, descrever as tipologias de escola tradicional, integrativa e inclusiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica onde se se constituiu a análise da literatura publicada em livros, artigos de revistas impressas e eletrônicas. O estudo incluiu 17 referenciais indexados na base de dados: Scielo e Google acadêmico. A crise do paradigma aponta os contornos do paradigma emergente na perspectiva da efetiva inclusão escolar. Refere-se à Educação Inclusiva como um novo processo de produção e de apropriação do conhecimento e como uma nova forma de estar na relação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278
10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.64-77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4278/2675
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Jeane Rodella Assunção
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Jeane Rodella Assunção
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 3 (2017): Pesquisa Aplicada; 64-77
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v2.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117794926592