A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Orestes Zivieri
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Passos, Alaísie Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680
Resumo: Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola.
id UNEB-5_868bb655ff712deed6442cdbfc44322e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/2680
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussãoAlfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais.Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/268010.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680/1812Neto, Orestes ZivieriPassos, Alaísie Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:24:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2680Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:24:34Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
title A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
spellingShingle A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
Neto, Orestes Zivieri
Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais.
title_short A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
title_full A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
title_fullStr A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
title_full_unstemmed A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
title_sort A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS PELAS CRIANÇAS DE 5 A 7 ANOS: o processo de alfabetização matemática em discussão
author Neto, Orestes Zivieri
author_facet Neto, Orestes Zivieri
Passos, Alaísie Ferreira
author_role author
author2 Passos, Alaísie Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Orestes Zivieri
Passos, Alaísie Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais.
topic Alfabetização matemática. Sistema Numérico Decimal. Parâmetros Curriculares Nacionais.
description Este resumo apresenta os resultados finais da pesquisa que tem como título “Alfabetização matemática. Os caminhos escolhidos pela escola para alfabetizar matematicamente as crianças de 5 a 7 anos”, realizado entre o período de agosto de 2012 a julho de 2014. O intuito dessa investigação é averiguar as escolhas teóricas metodológicas que as escolas adotam para alfabetizar matematicamente as crianças de 05 a 07 anos, especialmente no que se refere ao processo de construção do conceito de número do Sistema Numérico Decimal - SND. Sua realização ocorreu através da análise documental dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs de matemática para o primeiro ciclo; observação participante em uma sala de aula de uma escola pública da rede oficial de ensino municipal de Rolim de Moura – RO; a análise dos cadernos dos alunos da turma observada; entrevista com a professora da turma pesquisada. Os resultados obtidos assinalam para o descompasso entre a concepção de alfabetização anunciado pelo PCN e a prática observada em sala de aula, bem como para as consequências da metodologia escolhida refletidas na aprendizagem dos alunos. Assim, com a divulgação dos resultados se almeja fomentar a discussão sobre o processo de ensinar e aprender número e SND na escola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2680/1812
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117379690496