A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Mônica Pinto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sales, Marcea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2679
Resumo: O presente texto resulta de uma pesquisa concluída de Mestrado Profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste texto, buscamos historicizar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação brasileira, considerando as vigências das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde a década de 60, do século passado, até a LDB em vigor. O campo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que oferta cursos do Programa de Integração da Educação Profissional (EP) ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O período pesquisado foi de 2006 a 2015, dialogando com professores e gestores do Programa em duas etapas. Os achados da pesquisa revelaram que os professores e gestores do Programa, no IFBA -, reforçaram algumas impressões e aspirações iniciais da pesquisa. A principal impressão foi que, após dez anos de existência da EJA, através do PROEJA nesse Instituto, ainda é preciso ter um olhar e uma atenção maior para compreender o Programa e avaliar suas práticas de gestão no enfrentamento das dificuldades gerais do Programa na Rede Federal e as particularidades do próprio IFBA. É necessário que o PROEJA ocupe seu lugar institucional e permaneça, efetivamente, na pauta cotidiana do Instituto e da Rede Federal. Ao mesmo tempo, foi claramente identificado um desejo de “acertar”; desejo que não resolve as dificuldades, mas, como ponto de partida, reflete na disposição de reflexão–ação no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Educação brasileira. Fortalecer o PROEJA contribui para a conclusão da Educação Básica de mais de 60 milhões de brasileiros acima de 18 anos que não a concluíram e estão sem qualificação para o trabalho, de acordo com dados do Censo de 2010.
id UNEB-5_a78164a8c5217ed6a8ffd5a37a482199
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/2679
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASILEducação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal.O presente texto resulta de uma pesquisa concluída de Mestrado Profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste texto, buscamos historicizar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação brasileira, considerando as vigências das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde a década de 60, do século passado, até a LDB em vigor. O campo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que oferta cursos do Programa de Integração da Educação Profissional (EP) ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O período pesquisado foi de 2006 a 2015, dialogando com professores e gestores do Programa em duas etapas. Os achados da pesquisa revelaram que os professores e gestores do Programa, no IFBA -, reforçaram algumas impressões e aspirações iniciais da pesquisa. A principal impressão foi que, após dez anos de existência da EJA, através do PROEJA nesse Instituto, ainda é preciso ter um olhar e uma atenção maior para compreender o Programa e avaliar suas práticas de gestão no enfrentamento das dificuldades gerais do Programa na Rede Federal e as particularidades do próprio IFBA. É necessário que o PROEJA ocupe seu lugar institucional e permaneça, efetivamente, na pauta cotidiana do Instituto e da Rede Federal. Ao mesmo tempo, foi claramente identificado um desejo de “acertar”; desejo que não resolve as dificuldades, mas, como ponto de partida, reflete na disposição de reflexão–ação no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Educação brasileira. Fortalecer o PROEJA contribui para a conclusão da Educação Básica de mais de 60 milhões de brasileiros acima de 18 anos que não a concluíram e estão sem qualificação para o trabalho, de acordo com dados do Censo de 2010.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2016-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/267910.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2679/1811Sacramento, Mônica PintoSales, Marceainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:24:34Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2679Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:24:34Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
title A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
spellingShingle A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
Sacramento, Mônica Pinto
Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal.
title_short A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
title_full A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
title_fullStr A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
title_sort A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DAS LEIS NO BRASIL
author Sacramento, Mônica Pinto
author_facet Sacramento, Mônica Pinto
Sales, Marcea
author_role author
author2 Sales, Marcea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento, Mônica Pinto
Sales, Marcea
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal.
topic Educação de Jovens e Adultos. PROEJA. Instituto Federal.
description O presente texto resulta de uma pesquisa concluída de Mestrado Profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Neste texto, buscamos historicizar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Educação brasileira, considerando as vigências das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) desde a década de 60, do século passado, até a LDB em vigor. O campo da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) que oferta cursos do Programa de Integração da Educação Profissional (EP) ao Ensino Médio na modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). O período pesquisado foi de 2006 a 2015, dialogando com professores e gestores do Programa em duas etapas. Os achados da pesquisa revelaram que os professores e gestores do Programa, no IFBA -, reforçaram algumas impressões e aspirações iniciais da pesquisa. A principal impressão foi que, após dez anos de existência da EJA, através do PROEJA nesse Instituto, ainda é preciso ter um olhar e uma atenção maior para compreender o Programa e avaliar suas práticas de gestão no enfrentamento das dificuldades gerais do Programa na Rede Federal e as particularidades do próprio IFBA. É necessário que o PROEJA ocupe seu lugar institucional e permaneça, efetivamente, na pauta cotidiana do Instituto e da Rede Federal. Ao mesmo tempo, foi claramente identificado um desejo de “acertar”; desejo que não resolve as dificuldades, mas, como ponto de partida, reflete na disposição de reflexão–ação no fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos na Educação brasileira. Fortalecer o PROEJA contribui para a conclusão da Educação Básica de mais de 60 milhões de brasileiros acima de 18 anos que não a concluíram e estão sem qualificação para o trabalho, de acordo com dados do Censo de 2010.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2679
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2679
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2679/1811
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2016): EJA em Pauta
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117378641920