A história do ensino de História no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Simone Weber Cardoso
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leon, Adriana Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990
Resumo: O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.
id UNEB-5_e3e236709d8a4150e43b14287c371015
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8990
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A história do ensino de História no Brasilhistóriaeducação escolardisciplina de históriaO presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/899010.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-162177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990/9920Copyright (c) 2022 Simone Weber Cardoso Schneider, Adriana Duarte Leonhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Simone Weber CardosoLeon, Adriana Duarte2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8990Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A história do ensino de História no Brasil
title A história do ensino de História no Brasil
spellingShingle A história do ensino de História no Brasil
Schneider, Simone Weber Cardoso
história
educação escolar
disciplina de história
title_short A história do ensino de História no Brasil
title_full A história do ensino de História no Brasil
title_fullStr A história do ensino de História no Brasil
title_full_unstemmed A história do ensino de História no Brasil
title_sort A história do ensino de História no Brasil
author Schneider, Simone Weber Cardoso
author_facet Schneider, Simone Weber Cardoso
Leon, Adriana Duarte
author_role author
author2 Leon, Adriana Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Simone Weber Cardoso
Leon, Adriana Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv história
educação escolar
disciplina de história
topic história
educação escolar
disciplina de história
description O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990/9920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Simone Weber Cardoso Schneider, Adriana Duarte Leon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Simone Weber Cardoso Schneider, Adriana Duarte Leon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-16
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v7.n
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117931241472