A história do ensino de História no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990 |
Resumo: | O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento. |
id |
UNEB-5_e3e236709d8a4150e43b14287c371015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8990 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A história do ensino de História no Brasilhistóriaeducação escolardisciplina de históriaO presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/899010.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-162177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990/9920Copyright (c) 2022 Simone Weber Cardoso Schneider, Adriana Duarte Leonhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Simone Weber CardosoLeon, Adriana Duarte2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8990Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história do ensino de História no Brasil |
title |
A história do ensino de História no Brasil |
spellingShingle |
A história do ensino de História no Brasil Schneider, Simone Weber Cardoso história educação escolar disciplina de história |
title_short |
A história do ensino de História no Brasil |
title_full |
A história do ensino de História no Brasil |
title_fullStr |
A história do ensino de História no Brasil |
title_full_unstemmed |
A história do ensino de História no Brasil |
title_sort |
A história do ensino de História no Brasil |
author |
Schneider, Simone Weber Cardoso |
author_facet |
Schneider, Simone Weber Cardoso Leon, Adriana Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Leon, Adriana Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Simone Weber Cardoso Leon, Adriana Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história educação escolar disciplina de história |
topic |
história educação escolar disciplina de história |
description |
O presente artigo faz uma reflexão sobre a constituição da disciplina de História no contexto educacional brasileiro. Abordamos a trajetória do Ensino de História, com ênfase nos períodos de maior discussão sobre os conteúdos curriculares. Dentre eles destacamos o Império, a ditadura militar e os tempos atuais. Recorremos à bibliografia já produzida sobre o Ensino de História no Brasil e concluímos que a História ensinada nas escolas ainda está alicerçada no paradigma de uma históriatradicional que supervaloriza os heróis, as datas comemorativas e a memorização dos fatos. Contrariando assim a perspectiva teórica que a História assume atualmente como campo de conhecimento, o que nos indica uma variação no tempo do Ensino da História, em relação ao tempo de reflexão e produção do campo de conhecimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8990/9920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Simone Weber Cardoso Schneider, Adriana Duarte Leon https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Simone Weber Cardoso Schneider, Adriana Duarte Leon https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-16 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v7.n reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117931241472 |