Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anecleto, Úrsula Cunha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Miranda, Josimara Divino Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3295
Resumo: Este artigo discute sobre práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa, tendo como enfoque o gênero narrativa fílmica. Para isso, partiu-se da concepção de eventos de letramento e da multiplicidade semiótica de constituição dos textos presentes nas práticas discursivas do mundo moderno, de forma multimodal, a partir da interação entre imagem, texto, sons e outros elementos que constituem as interações cotidianas. Nessa perspectiva, o ato de ler e de produzir textos orais e escritos é resultado da articulação de diferentes ordens discursivas, fomentadas pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos. 
id UNEB-6_19662d39ad9e338dac5a5921a62c5aa6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3295
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação BásicaEnsino de Língua PortuguesaMultiletramentosNarrativa fílmicaEste artigo discute sobre práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa, tendo como enfoque o gênero narrativa fílmica. Para isso, partiu-se da concepção de eventos de letramento e da multiplicidade semiótica de constituição dos textos presentes nas práticas discursivas do mundo moderno, de forma multimodal, a partir da interação entre imagem, texto, sons e outros elementos que constituem as interações cotidianas. Nessa perspectiva, o ato de ler e de produzir textos orais e escritos é resultado da articulação de diferentes ordens discursivas, fomentadas pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos. Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/329510.30620/p.i..v6i2.3295Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 67-80Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 67-80Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 67-802237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3295/2163Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAnecleto, Úrsula CunhaMiranda, Josimara Divino Oliveira2023-08-29T21:36:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3295Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-08-29T21:36:08Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
title Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
spellingShingle Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
Anecleto, Úrsula Cunha
Ensino de Língua Portuguesa
Multiletramentos
Narrativa fílmica
title_short Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
title_full Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
title_fullStr Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
title_full_unstemmed Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
title_sort Multiletramentos e práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de língua portuguesa na Educação Básica
author Anecleto, Úrsula Cunha
author_facet Anecleto, Úrsula Cunha
Miranda, Josimara Divino Oliveira
author_role author
author2 Miranda, Josimara Divino Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anecleto, Úrsula Cunha
Miranda, Josimara Divino Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Língua Portuguesa
Multiletramentos
Narrativa fílmica
topic Ensino de Língua Portuguesa
Multiletramentos
Narrativa fílmica
description Este artigo discute sobre práticas de leitura, escrita e oralidade no ensino de Língua Portuguesa, tendo como enfoque o gênero narrativa fílmica. Para isso, partiu-se da concepção de eventos de letramento e da multiplicidade semiótica de constituição dos textos presentes nas práticas discursivas do mundo moderno, de forma multimodal, a partir da interação entre imagem, texto, sons e outros elementos que constituem as interações cotidianas. Nessa perspectiva, o ato de ler e de produzir textos orais e escritos é resultado da articulação de diferentes ordens discursivas, fomentadas pelo hibridismo da linguagem e pelos multiletramentos. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3295
10.30620/p.i..v6i2.3295
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3295
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v6i2.3295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/3295/2163
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 6 No. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 67-80
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 6 Núm. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 67-80
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 6 n. 2 (2016): O ensino da língua portuguesa e literaturas: múltiplos olhares e múltiplas linguagens no processo intercultural de escolarização; 67-80
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042190697889792