O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benvindo, Luciana Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/182068
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões acerca da utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Portuguesa, bem como dos conceitos de cultura maker, gamificação e como esses contribuem para práticas multiletradas. O objetivo geral dessa pesquisa foi verificar possibilidades e refletir sobre diferentes maneiras de utilização de aparatos tecnológicos e da utilização da cultura maker no ensino da Língua Portuguesa, por meio do desenvolvimento de propostas de ação baseadas no conceito de cultura maker, gamificação e multiletramento. Para o desenvolvimento dessa proposta, nos embasamos na metodologia de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscando compreender a necessidade da utilização de diferentes recursos em sala de aula, mediante revisão bibliográfica e análise das propostas de trabalho. Nossa base teórica esteve atrelada a livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais a partir de descritores como tecnologia no ambiente escolar, cultura maker, gamificação, multimodalidades e multiletramentos. Nesse ínterim, serviram como base os estudos de autores como Borges (2013) Gavassa (2015) e Vygotsky (1999), Dionísio (2011), Rojo (2012, 2015). A experiência com a pesquisa nos mostrou que há inúmeras possibilidades de práticas que podem ser realizadas em sala de aula com o uso de tecnologias, desde que haja intencionalidade, valorização dos saberes pré-existentes e, ainda, coletividade.
id UNSP_3bb05f702f2209283edc13e8184b9093
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182068
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.The use of technological tools in classes of Portuguese Language: maker culture, gamification and multiliteraciescultura makerensino e aprendizagem de Língua Portuguesaferramentas tecnológicasmultiletramentosO presente trabalho apresenta reflexões acerca da utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Portuguesa, bem como dos conceitos de cultura maker, gamificação e como esses contribuem para práticas multiletradas. O objetivo geral dessa pesquisa foi verificar possibilidades e refletir sobre diferentes maneiras de utilização de aparatos tecnológicos e da utilização da cultura maker no ensino da Língua Portuguesa, por meio do desenvolvimento de propostas de ação baseadas no conceito de cultura maker, gamificação e multiletramento. Para o desenvolvimento dessa proposta, nos embasamos na metodologia de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscando compreender a necessidade da utilização de diferentes recursos em sala de aula, mediante revisão bibliográfica e análise das propostas de trabalho. Nossa base teórica esteve atrelada a livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais a partir de descritores como tecnologia no ambiente escolar, cultura maker, gamificação, multimodalidades e multiletramentos. Nesse ínterim, serviram como base os estudos de autores como Borges (2013) Gavassa (2015) e Vygotsky (1999), Dionísio (2011), Rojo (2012, 2015). A experiência com a pesquisa nos mostrou que há inúmeras possibilidades de práticas que podem ser realizadas em sala de aula com o uso de tecnologias, desde que haja intencionalidade, valorização dos saberes pré-existentes e, ainda, coletividade.The present work presents reflections about the use of technological tools in the teaching of Portuguese Language, as well as the concepts of maker culture and gamification, and how these elements contribute to the teaching and learning process, favoring the taste for reading. Because we are inserted in technological spaces, we observe the need for this research, focusing on the use of these resources that are available in the students' daily life and understanding their possible use as a didactic tool. The general objective of this research was to verify the possibility of developing work with the Portuguese Language, focusing on reading and text interpretation activities, through the development of proposals for action based on the concept of maker, gamification and multiliteracies culture mediated by technology and also to investigate and reflect on different ways of using technological devices and the use of the maker culture in the teaching of the Portuguese Language. For the development of this proposal, we used as research methodology the exploratory qualitative research, seeking to understand the need to use different resources in the classroom, through a bibliographical review and analysis of the work proposals. The bibliographic review was carried out through books and articles published in national and international journals from descriptors such as technology in the school environment, culture maker, gamification, multimodalities and multiliteracies. In the meantime, studies by authors such as Borges (2013) Gavassa (2015) and Vygotsky (1999), Dionísio (2011), Rojo (2012, 2015) were used as basis. Because we believe in the importance of a work on this subject, it was possible to consider that there are many possibilities of works with multiliteracies and technologies in the classroom and that their development can be realized, since they are involved in intentionality, valorization of the preexisting knowledge and still collectivity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benvindo, Luciana Lopes2019-05-17T23:53:51Z2019-05-17T23:53:51Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18206800091662123001011069P500740270091239240000-0001-8885-0525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:34:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:53.601599Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
The use of technological tools in classes of Portuguese Language: maker culture, gamification and multiliteracies
title O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
spellingShingle O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
Benvindo, Luciana Lopes
cultura maker
ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
ferramentas tecnológicas
multiletramentos
title_short O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
title_full O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
title_fullStr O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
title_full_unstemmed O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
title_sort O uso de ferramentas tecnológicas em aulas de língua portuguesa: cultura maker, gamificação e multiletramentos.
author Benvindo, Luciana Lopes
author_facet Benvindo, Luciana Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Messias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Benvindo, Luciana Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv cultura maker
ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
ferramentas tecnológicas
multiletramentos
topic cultura maker
ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
ferramentas tecnológicas
multiletramentos
description O presente trabalho apresenta reflexões acerca da utilização de ferramentas tecnológicas no ensino de Língua Portuguesa, bem como dos conceitos de cultura maker, gamificação e como esses contribuem para práticas multiletradas. O objetivo geral dessa pesquisa foi verificar possibilidades e refletir sobre diferentes maneiras de utilização de aparatos tecnológicos e da utilização da cultura maker no ensino da Língua Portuguesa, por meio do desenvolvimento de propostas de ação baseadas no conceito de cultura maker, gamificação e multiletramento. Para o desenvolvimento dessa proposta, nos embasamos na metodologia de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, buscando compreender a necessidade da utilização de diferentes recursos em sala de aula, mediante revisão bibliográfica e análise das propostas de trabalho. Nossa base teórica esteve atrelada a livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais a partir de descritores como tecnologia no ambiente escolar, cultura maker, gamificação, multimodalidades e multiletramentos. Nesse ínterim, serviram como base os estudos de autores como Borges (2013) Gavassa (2015) e Vygotsky (1999), Dionísio (2011), Rojo (2012, 2015). A experiência com a pesquisa nos mostrou que há inúmeras possibilidades de práticas que podem ser realizadas em sala de aula com o uso de tecnologias, desde que haja intencionalidade, valorização dos saberes pré-existentes e, ainda, coletividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-17T23:53:51Z
2019-05-17T23:53:51Z
2019-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182068
000916621
23001011069P5
0074027009123924
0000-0001-8885-0525
url http://hdl.handle.net/11449/182068
identifier_str_mv 000916621
23001011069P5
0074027009123924
0000-0001-8885-0525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128744894758912