Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grau Zero |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é refletir sobre a educação brasileira e a formação docente. Toma-se como eixo de análise a educação no Brasil desde a colonização até a contemporaneidade. Nessa perspectiva, destaca as intencionalidades do poder público para qualificar o professor, e expõe a importância da prática reflexiva docente frente às opções políticas em torno da educação pública brasileira. [Recebido em: 30 abr. 2022 – Aceito em: 27 set. 2022] |
id |
UNEB-7_0d4041f42583fe6ac35893ce83ff5d37 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14135 |
network_acronym_str |
UNEB-7 |
network_name_str |
Grau Zero |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professorEducaçãoFormação docentePolítica educacionalO objetivo desse artigo é refletir sobre a educação brasileira e a formação docente. Toma-se como eixo de análise a educação no Brasil desde a colonização até a contemporaneidade. Nessa perspectiva, destaca as intencionalidades do poder público para qualificar o professor, e expõe a importância da prática reflexiva docente frente às opções políticas em torno da educação pública brasileira. [Recebido em: 30 abr. 2022 – Aceito em: 27 set. 2022]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1413510.30620/gz.v10n2.p19Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 19-342318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135/10915Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSOUSA, Marleide Lima de Brito2023-07-15T19:59:09Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14135Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:59:09Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
title |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
spellingShingle |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor SOUSA, Marleide Lima de Brito Educação Formação docente Política educacional |
title_short |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
title_full |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
title_fullStr |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
title_full_unstemmed |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
title_sort |
Formação docente no Brasil: as intenções governamentais para a educação e a prática reflexiva do professor |
author |
SOUSA, Marleide Lima de Brito |
author_facet |
SOUSA, Marleide Lima de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Marleide Lima de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação docente Política educacional |
topic |
Educação Formação docente Política educacional |
description |
O objetivo desse artigo é refletir sobre a educação brasileira e a formação docente. Toma-se como eixo de análise a educação no Brasil desde a colonização até a contemporaneidade. Nessa perspectiva, destaca as intencionalidades do poder público para qualificar o professor, e expõe a importância da prática reflexiva docente frente às opções políticas em torno da educação pública brasileira. [Recebido em: 30 abr. 2022 – Aceito em: 27 set. 2022] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135 10.30620/gz.v10n2.p19 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135 |
identifier_str_mv |
10.30620/gz.v10n2.p19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14135/10915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 2 (2022): Criação literária, ensino e subjetividade no cotidiano da escola; 19-34 2318-7085 reponame:Grau Zero instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Grau Zero |
collection |
Grau Zero |
repository.name.fl_str_mv |
Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com |
_version_ |
1797041771956404224 |