O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LAUREANO, Elaine Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: LEÃO, Bruna Kedman Nascimento de Souza, SILVA, Walquiria Nascimento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grau Zero
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403
Resumo: Nesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscou-se analisar como o sujeito surdo é representado em memes que circulam na internet à luz dos Estudos Culturais da Educação, verificando-se os lugares e papéis outorgados à pessoa surda nessas pedagogias culturais. Para tanto, utilizou-se a página do Facebook “As Aventuras de Gerso, O Surdo” como campo de pesquisa, na qual são publicados e compartilhados memes que satirizam a surdez. Verificou-se que as representações com o sujeito surdo são embasadas pela concepção de surdez como falta, e não como diferença cultural. Os memes funcionam como pedagogias culturais que propagam ensinamentos estereotipados sobre as identidades surdas e outorgam lugares e papéis inferiorizados perante todo o sistema que as cerca. Por fim, propôs-se a produção de memes, valendo-se do aplicativo “Meme Generator”, como forma de possibilitar outras representações com o sujeito surdo na escola. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]
id UNEB-7_ddd5df48855573be4ab2701cf9ad43a7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/12403
network_acronym_str UNEB-7
network_name_str Grau Zero
repository_id_str
spelling O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internetMemeSujeito surdoRepresentaçãoPedagogias culturaisNesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscou-se analisar como o sujeito surdo é representado em memes que circulam na internet à luz dos Estudos Culturais da Educação, verificando-se os lugares e papéis outorgados à pessoa surda nessas pedagogias culturais. Para tanto, utilizou-se a página do Facebook “As Aventuras de Gerso, O Surdo” como campo de pesquisa, na qual são publicados e compartilhados memes que satirizam a surdez. Verificou-se que as representações com o sujeito surdo são embasadas pela concepção de surdez como falta, e não como diferença cultural. Os memes funcionam como pedagogias culturais que propagam ensinamentos estereotipados sobre as identidades surdas e outorgam lugares e papéis inferiorizados perante todo o sistema que as cerca. Por fim, propôs-se a produção de memes, valendo-se do aplicativo “Meme Generator”, como forma de possibilitar outras representações com o sujeito surdo na escola. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/1240310.30620/gz.v9n1.p123Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 123-1512318-7085reponame:Grau Zeroinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403/8905Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLAUREANO, Elaine ReisLEÃO, Bruna Kedman Nascimento de SouzaSILVA, Walquiria Nascimento da2023-07-15T19:58:25Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/12403Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzeroPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/oaijfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com2318-70852318-7085opendoar:2023-07-15T19:58:25Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
title O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
spellingShingle O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
LAUREANO, Elaine Reis
Meme
Sujeito surdo
Representação
Pedagogias culturais
title_short O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
title_full O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
title_fullStr O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
title_full_unstemmed O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
title_sort O meme ensina? Representações com o sujeito surdo em memes da internet
author LAUREANO, Elaine Reis
author_facet LAUREANO, Elaine Reis
LEÃO, Bruna Kedman Nascimento de Souza
SILVA, Walquiria Nascimento da
author_role author
author2 LEÃO, Bruna Kedman Nascimento de Souza
SILVA, Walquiria Nascimento da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LAUREANO, Elaine Reis
LEÃO, Bruna Kedman Nascimento de Souza
SILVA, Walquiria Nascimento da
dc.subject.por.fl_str_mv Meme
Sujeito surdo
Representação
Pedagogias culturais
topic Meme
Sujeito surdo
Representação
Pedagogias culturais
description Nesta pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, buscou-se analisar como o sujeito surdo é representado em memes que circulam na internet à luz dos Estudos Culturais da Educação, verificando-se os lugares e papéis outorgados à pessoa surda nessas pedagogias culturais. Para tanto, utilizou-se a página do Facebook “As Aventuras de Gerso, O Surdo” como campo de pesquisa, na qual são publicados e compartilhados memes que satirizam a surdez. Verificou-se que as representações com o sujeito surdo são embasadas pela concepção de surdez como falta, e não como diferença cultural. Os memes funcionam como pedagogias culturais que propagam ensinamentos estereotipados sobre as identidades surdas e outorgam lugares e papéis inferiorizados perante todo o sistema que as cerca. Por fim, propôs-se a produção de memes, valendo-se do aplicativo “Meme Generator”, como forma de possibilitar outras representações com o sujeito surdo na escola. [Recebido: 31 jul. 2021 – Aceito: 18 ago. 2021]
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403
10.30620/gz.v9n1.p123
url https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403
identifier_str_mv 10.30620/gz.v9n1.p123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12403/8905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Grau Zero – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
publisher.none.fl_str_mv Fábrica de Letras do Pós-Crítica/UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Grau Zero – Revista de Crítica Cultural; v. 9 n. 1 (2021): Educação bilíngue língua portuguesa/Libras: letramento, identidade e redes sociais; 123-151
2318-7085
reponame:Grau Zero
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Grau Zero
collection Grau Zero
repository.name.fl_str_mv Grau Zero - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv jfelix@uneb.br || grauzero.uneb@gmail.com || fabricadeletras.uneb@gmail.com
_version_ 1797041771887198208