Práticas educativas nos espaços de educação não formal: uma teoria substantiva sobre a formação cidadã e vulnerabilidade social
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1834 |
Resumo: | Dissertação oriunda dos estudos realizados no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação Educação e Diversidade da UNEB, DCH IV/Jacobina/BA. Insere-se nos debates que contemplam: a pedagogia freireana, os parâmetros de investigação da ação colaborativa e da Teoria Fundamentada em Dados. Tem como objetivo central gerar uma teoria substantiva sobre as contribuições das práticas educativas desenvolvidas nos espaços não formais em Jacobina, para a formação de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. Os objetivos específicos são: a) Analisar os processos psicossociais que emergem nas práticas educativas dos educadores/associais que lidam com a vulnerabilidade social das crianças e adolescentes. b) Levantar os desafios e contribuições das práticas educativas dos educadores/as para a formação cidadã de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. c) Identificar como a formação para a cidadania pode ser potencializada por meio das práticas educativas. d) Construir colaborativamente com os educadores, nos ciclos de formação reflexiva um conjunto de proposições/diretrizes sobre a temática. A perspectiva é de refletir sob o olhar de quem está inserido no processo, sobre as práticas de ensino/aprendizagem desenvolvidas em espaços alternativos de educação, a exemplo do Projeto de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes (PACA). Reconhecendo a diversidade de sujeitos que circulam nas instituições educativas, permitindo a escuta minuciosa e sensível das concepções dos sujeitos participantes diante da educação a qual estão envolvidos. Para tanto dialoga com Freire (1987; 1992; 1996; 2001; 1992; 2016; 2017) Brandão (2002), Gadotti (2000), Gohn (2004; 2005; 2006; 2009), Gentili (2007), Larrosa (2011), Tarozzi (2011), Charmaz (2009), Schön (2000), Zabala (1998); entre outros. A metodologia adotada segue as orientações epistêmicas da Teoria Fundamentada de Dados (TFD) e a abordagem da pesquisa qualitativa, consistindo-se num referencial interpretativo/colaborativo que considera as experiências vivenciadas pelos sujeitos sociais para a construção do conhecimento de bases teóricas substantivas. A pesquisa desenvolveu-se com os/as educadores/as sociais de três Casas integrantes do Projeto PACA: Casa Rebeca; Fazendinha José Josivan de Jesus e Casa Santa Luzia. Utilizou a análise documental como instrumento de construção de dados, bem como os diagramas, os ciclos reflexivos, entrevistas intensivas e os memorandos. Traz como produto final diretrizes para as práticas educativas nos espaços de educação Não Formal, desenvolvidas no cotidiano desses contextos e suas contribuições para a formação cidadã das crianças e adolescentes do bairro da Bananeira, cidade de Jacobina/BA. Os principais resultados obtidos apontam as práticas educativas e todas as experiências que nelas circundam (os desafios e fragilidades) como processos formativos que abrangem sentidos e significados construídos pelos habitantes desses espaços, em suas relações com o mundo que o cerca. |
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Práticas educativas nos espaços de educação não formal: uma teoria substantiva sobre a formação cidadã e vulnerabilidade socialEducational practices in non-formal education spaces: a substantive theory on citizenship formation and social vulnerabilityPráticas EducativasEducação Não FormalFormação cidadãVulnerabilidade socialDissertação oriunda dos estudos realizados no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade do Programa de Pós-Graduação Educação e Diversidade da UNEB, DCH IV/Jacobina/BA. Insere-se nos debates que contemplam: a pedagogia freireana, os parâmetros de investigação da ação colaborativa e da Teoria Fundamentada em Dados. Tem como objetivo central gerar uma teoria substantiva sobre as contribuições das práticas educativas desenvolvidas nos espaços não formais em Jacobina, para a formação de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. Os objetivos específicos são: a) Analisar os processos psicossociais que emergem nas práticas educativas dos educadores/associais que lidam com a vulnerabilidade social das crianças e adolescentes. b) Levantar os desafios e contribuições das práticas educativas dos educadores/as para a formação cidadã de crianças e adolescentes expostas à vulnerabilidade social. c) Identificar como a formação para a cidadania pode ser potencializada por meio das práticas educativas. d) Construir colaborativamente com os educadores, nos ciclos de formação reflexiva um conjunto de proposições/diretrizes sobre a temática. A perspectiva é de refletir sob o olhar de quem está inserido no processo, sobre as práticas de ensino/aprendizagem desenvolvidas em espaços alternativos de educação, a exemplo do Projeto de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes (PACA). Reconhecendo a diversidade de sujeitos que circulam nas instituições educativas, permitindo a escuta minuciosa e sensível das concepções dos sujeitos participantes diante da educação a qual estão envolvidos. Para tanto dialoga com Freire (1987; 1992; 1996; 2001; 1992; 2016; 2017) Brandão (2002), Gadotti (2000), Gohn (2004; 2005; 2006; 2009), Gentili (2007), Larrosa (2011), Tarozzi (2011), Charmaz (2009), Schön (2000), Zabala (1998); entre outros. A metodologia adotada segue as orientações epistêmicas da Teoria Fundamentada de Dados (TFD) e a abordagem da pesquisa qualitativa, consistindo-se num referencial interpretativo/colaborativo que considera as experiências vivenciadas pelos sujeitos sociais para a construção do conhecimento de bases teóricas substantivas. A pesquisa desenvolveu-se com os/as educadores/as sociais de três Casas integrantes do Projeto PACA: Casa Rebeca; Fazendinha José Josivan de Jesus e Casa Santa Luzia. Utilizou a análise documental como instrumento de construção de dados, bem como os diagramas, os ciclos reflexivos, entrevistas intensivas e os memorandos. Traz como produto final diretrizes para as práticas educativas nos espaços de educação Não Formal, desenvolvidas no cotidiano desses contextos e suas contribuições para a formação cidadã das crianças e adolescentes do bairro da Bananeira, cidade de Jacobina/BA. Os principais resultados obtidos apontam as práticas educativas e todas as experiências que nelas circundam (os desafios e fragilidades) como processos formativos que abrangem sentidos e significados construídos pelos habitantes desses espaços, em suas relações com o mundo que o cerca.This thesis arises from studies fulfilled at Professional Masters in Education and Diversity of the Postgraduate and Diversity program of UNEB, DCH IV/Jacobina-BA., it is inserted in debates, starting from Freirean pedagogy, the research parameters of collaborative action and Data Based Theory on educational practices that are intertwined in educational processes beyond the systematic contexts of education, mediated by intentionalities and educations linked to the field of Non Formal Education. Its main objective is to generate a substantive theory about the contribution of educational practices of educators / non-formal spaces in Jacobina Bahia, to a formation of children and teenagers exposed to social vulnerability. It assumes as specific objectives: a) To analyze the psychosocial processes that emerge in educative practices of educators / how they dispense with a social vulnerability of children and teenagers. b) To list the challenges and contributions of the educational practices of educators / to the formation of students and teenagers exposed to social vulnerability. c) Identify how a formation for a citizenship can be enhanced through educational practices. d) Established in partnership with educators, in the reflexive training cycles of a set of proposals / guidelines from the thematic. The position is to meditate in the sight of who is in the process, about teaching/learning practices developed in alternative spaces, from education projects for monitoring of children and teenagers, for example (Projeto de Acompanhamento de Crianças e Adolescentes PACA). In order to do so, we have a dialogue with Freire (1987, 1992, 1996, 2001, 1992, 2016, 2017), Charmaz (2009), Schön (2000), Zabala (1998); among others. The methodology adopted will follow the epidemic orientations of the Grounded Theory of Data (GTD), which is based on qualitative research approaches, consisting of a collaborative interpretive framework based on the experiences of ordinary people, in order to kick in to the construction of knowledge of substantive theoretical bases. The research will be developed with the educators of three houses belonging to the PACA Project: Casa Rebeca; Fazendinha José Josivan de Jesus and Casa Santa Luzia. It will use documentary analysis as a data collection instrument, as well as diagrams, reflexive cycles, intensive interviews and memos. As a final product, there will be specific meetings aimed at expanding the guidelines for educational practices in non-formal education spaces, developed in the daily life of these contexts and their contributions to the citizen training of children and teenagers in Bananeira neighborhood of Jacobina-BA. The solutions obtained are pointed out as educational practices and all as contextual experiences (challenges and fragilities) as formative processes that encompass what is meant and meanings built by this space, in its relations with the world around it.Miranda, Carmélia Aparecida SilvaNunes, Jacy Bandeira AlmeidaDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoFeitosa, Rodolfo Rodrigo SantosOliveira, Maria Aparecida Monteiro 2021-08-12T20:22:03Z2021-08-12T20:22:03Z2018info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Maria Aparecida Monteiro. Práticas educativas nos espaços de educação não formal: Uma teoria substantiva sobre a formação cidadã e vulnerabilidade social. Orientadora: Carmélia Aparecida Silva Miranda. 2018. 231f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2018.http://hdl.handle.net/20.500.11896/1834porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-07T14:35:31Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/1834Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-07T14:35:31Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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