Responsabilidades institucionais para a formação de professores no semiárido baiano e o papel da universidade: uma cartografia possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivete Teixeira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/4186
Resumo: Este texto reflete um esforço de pesquisa no qual intenciono compreender o papel da Universidade e as suas responsabilidades institucionais para a Formação de Professores, no município de Euclides da Cunha/BA. Em seu percurso, busquei cartografar o que passa, o que acontece, e como os sujeitos envolvidos na pesquisa vivenciam este movimento, identificando cursos de formação de professores oferecidos pela UNEB, através do Campus XXII - Euclides da Cunha; bem como suas ressonâncias na formação docente no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Metodologicamente, o texto foi produzido segundo os pressupostos da investigação Narrativa e da Cartografia, com aporte teórico principal dos filósofos Deleuse e Guattari (2011), Passos e Kastrup e (2009), Clandinin e Connelly (2015). A cartografia foi desenvolvida a partir do entrecruzamento dos depoimentos e relatos de vinte e sete sujeitos, e por diferentes caminhos provocados por encontros com autores que discutem formação docente; questões relacionadas à Universidade e políticas públicas educacionais voltadas à formação docente, dos quais destaco: Boaventura (2009), Fialho (2005), Veiga (2008), Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), André (2016), Nóvoa (2011), Saviani (2009), Santos (2004), Zabalza (2007), Ball e Mainardes (2011) e Mainardes (2006). Para a produção de informações qualificadas fiz levantamento documental, a partir do Projeto de Desenvolvimento Institucional da UNEB; de Leis e Documentos Oficiais que regulamentam a formação docente no Brasil, que regulamentam as Políticas Públicas voltadas à formação docente no Brasil; e do Projeto de Implantação e Reconhecimento dos Cursos de formação de professores. Valorizando a narrativa como dispositivo de pesquisa, acionei Grupos de Discussão (Dialogais) para o diálogo com gestores do Campus XXII, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Territorial de Educação – NTE. Além disso, recebi Cartas Narrativas, escritas por estudantes egressos dos cursos ofertados pelo Campus XXII/Euclides da Cunha, mobilizando relatos destes partícipes da pesquisa. Os resultados apontam que a Universidade, embora possua grandes potencialidades no requisito formação inicial de professores, ainda necessita de ajustes no currículo, e apresenta total fragilidade nos requisito formação continuada e aproximação com escola e comunidade. Assim, esse estudo, pode favorecer o desenvolvimento de possíveis reorientações de ações desenvolvidas pela nossa Universidade, com o intuito de contribuir para as discussões sobre formação de professores da Educação Básica no interior dela.
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spelling Responsabilidades institucionais para a formação de professores no semiárido baiano e o papel da universidade: uma cartografia possívelInstitutional responsibilities for teacher training in the semi-arid region of Bahia and the role of the university: a possible cartographyUniversidadeFormação de ProfessoresPolíticas Públicas EducacionaisCartografias propositivasCartografias propositivasEste texto reflete um esforço de pesquisa no qual intenciono compreender o papel da Universidade e as suas responsabilidades institucionais para a Formação de Professores, no município de Euclides da Cunha/BA. Em seu percurso, busquei cartografar o que passa, o que acontece, e como os sujeitos envolvidos na pesquisa vivenciam este movimento, identificando cursos de formação de professores oferecidos pela UNEB, através do Campus XXII - Euclides da Cunha; bem como suas ressonâncias na formação docente no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Metodologicamente, o texto foi produzido segundo os pressupostos da investigação Narrativa e da Cartografia, com aporte teórico principal dos filósofos Deleuse e Guattari (2011), Passos e Kastrup e (2009), Clandinin e Connelly (2015). A cartografia foi desenvolvida a partir do entrecruzamento dos depoimentos e relatos de vinte e sete sujeitos, e por diferentes caminhos provocados por encontros com autores que discutem formação docente; questões relacionadas à Universidade e políticas públicas educacionais voltadas à formação docente, dos quais destaco: Boaventura (2009), Fialho (2005), Veiga (2008), Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), André (2016), Nóvoa (2011), Saviani (2009), Santos (2004), Zabalza (2007), Ball e Mainardes (2011) e Mainardes (2006). Para a produção de informações qualificadas fiz levantamento documental, a partir do Projeto de Desenvolvimento Institucional da UNEB; de Leis e Documentos Oficiais que regulamentam a formação docente no Brasil, que regulamentam as Políticas Públicas voltadas à formação docente no Brasil; e do Projeto de Implantação e Reconhecimento dos Cursos de formação de professores. Valorizando a narrativa como dispositivo de pesquisa, acionei Grupos de Discussão (Dialogais) para o diálogo com gestores do Campus XXII, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Territorial de Educação – NTE. Além disso, recebi Cartas Narrativas, escritas por estudantes egressos dos cursos ofertados pelo Campus XXII/Euclides da Cunha, mobilizando relatos destes partícipes da pesquisa. Os resultados apontam que a Universidade, embora possua grandes potencialidades no requisito formação inicial de professores, ainda necessita de ajustes no currículo, e apresenta total fragilidade nos requisito formação continuada e aproximação com escola e comunidade. Assim, esse estudo, pode favorecer o desenvolvimento de possíveis reorientações de ações desenvolvidas pela nossa Universidade, com o intuito de contribuir para as discussões sobre formação de professores da Educação Básica no interior dela.This text reflects a research effort to understand the role of the University and its institutional responsibilities to the teacher training in the municipality of Euclides da Cunha/BA. In its course, I tried to map what happens, and how the peoples involved in the research experience this movement, identifying teacher training courses offered by UNEB, through Campus XXII - Euclides da Cunha, as well as their resonances in teacher education in the Northeastern Semi-Arid II Territory of Identity. Methodologically, the text was made according to the presuppositions of Narrative and Cartography research. With the main theoretical contribution of the philosophers Deleuse and Guattari (2011), Passos and Kastrup and (2009), Clandinin and Connelly (2015). The cartography was developed from the interlinking of the records and reports of twenty-seven witness, and by different paths provoked by meetings with authors that discuss teacher education; issues related to the University and public educational policies focused on teacher education, of which I highlight: Boaventura (2009), Fialho (2005), Veiga (2008), Gatti, Barreto and André (2011), Pimenta (2009), André (2016), Nóvoa (2011), Saviani 2004), Zabalza (2007)Ball and Mainardes (2011) and Mainardes (2006). For the production of qualified information, I also made a documentary survey, based on the Institutional Development Project of UNEB; of Laws and Official Documents that regulate teacher education in Brazil; which regulate Public Policies aimed at teacher education in Brazil, and the Project for the Implantation and Recognition of Teacher Training Courses. Valuing the narrative as a search device, I launched Discussion Groups (Dialogues) for the dialogue with managers of Campus XXII, representatives of the Municipal Department of Education and the Territorial Nucleus of Education (NTE). In addition, I received Narrative Letters, written by students graduating from the courses offered by Campus XXII / Euclides da Cunha, mobilizing reports from these participants of the research. The results show that the University, although it possesses great potentialities in the initial teacher training requirement, still needs adjustments in the curriculum, and it presents total fragility in the requirements of continuous formation and approach with school and community. Thus, I intend, with this study, to favor the development of possible reorientations of actions developed by our University, with the purpose of contributing to the discussions about the formation of Basic Education teachers within it.Sales, Márcea AndradeMendonça, Lívia de CarvalhoNeiva, Luiz Paulo de AlmeidaJesus, Rosane Vieira deSantos, Ivete Teixeira dos2023-03-28T00:26:40Z2023-03-28T00:26:40Z2019-06-19info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Ivete Teixeira dos. Responsabilidades institucionais para a formação de professores no semiárido baiano e o papel da universidade: uma cartografia possível. Orientadora: Márcea Andrade Sales. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2019.http://hdl.handle.net/20.500.11896/4186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-05T12:57:36Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/4186Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-05T12:57:36Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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