Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258 |
Resumo: | A educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...] |
id |
IVOTI-1_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!DocênciaPropósitoProfessoresEscolaLiderançaA educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25810.55602/rlic.v10i2.258 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 109-1102525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258/354Copyright (c) 2022 Alice Muellerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMueller, AliceGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:15:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:15:34Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
title |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
spellingShingle |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! Mueller, Alice Docência Propósito Professores Escola Liderança |
title_short |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
title_full |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
title_fullStr |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
title_full_unstemmed |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
title_sort |
Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola! |
author |
Mueller, Alice |
author_facet |
Mueller, Alice Goldmeyer, Marguit Carmem |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmem |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mueller, Alice Goldmeyer, Marguit Carmem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Propósito Professores Escola Liderança |
topic |
Docência Propósito Professores Escola Liderança |
description |
A educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...] |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258 10.55602/rlic.v10i2.258 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i2.258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258/354 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alice Mueller https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Alice Mueller https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 109-110 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359593381888 |