Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mueller, Alice
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmem
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258
Resumo: A educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI  pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...]
id IVOTI-1_a30e8ce736a0b33e59a0895c794f933a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!DocênciaPropósitoProfessoresEscolaLiderançaA educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI  pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...]Faculdade Instituto Ivoti2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/25810.55602/rlic.v10i2.258 Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 109-1102525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258/354Copyright (c) 2022 Alice Muellerhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMueller, AliceGoldmeyer, Marguit Carmem2023-04-05T23:15:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/258Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2023-04-05T23:15:34Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
title Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
spellingShingle Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
Mueller, Alice
Docência
Propósito
Professores
Escola
Liderança
title_short Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
title_full Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
title_fullStr Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
title_full_unstemmed Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
title_sort Importar-se: veredas para a (re)descoberta do extraordinário na escola!
author Mueller, Alice
author_facet Mueller, Alice
Goldmeyer, Marguit Carmem
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmem
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mueller, Alice
Goldmeyer, Marguit Carmem
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Propósito
Professores
Escola
Liderança
topic Docência
Propósito
Professores
Escola
Liderança
description A educação e os processos pedagógicos remodelaram-se de forma exponencial em 2020 e suas consequências tecnológicas, sociais, culturais e psicológicas perduram ainda hoje. Essa vivência no mundo BANI  pode ter ocasionado uma percepção acentuada dos desafios docentes. Atividades que eram geridas de maneira espontânea no ambiente escolar, passaram a ser algo complexo para uma parcela significativa de profissionais no contexto pós-pandêmico. A grande questão é perceber novamente os afazeres docentes com um olhar acolhedor, de amor e de reconhecimento do propósito educativo e do próprio projeto de vida. Afinal, por que tornamo-nos profissionais da educação? Qual é o porquê explícito ou implícito em nossas ações? Segundo Thiollent (1986, p. 16), “Com a pesquisa-ação os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados”. Nesta linha de pensamento, objetiva-se com esta pesquisa oferecer, enquanto coordenação pedagógica, andaimes para que os docentes (re)descubram o encanto em sua docência presencial e se mantenham comprometidos com seu alto desempenho. [...]
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258
10.55602/rlic.v10i2.258
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v10i2.258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/258/354
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Alice Mueller
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Alice Mueller
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 2 (2022); 109-110
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359593381888