Formação docente na EAD: experiências dos egressos de licenciatura em computação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/1860 |
Resumo: | Este estudo apresenta uma análise sobre a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD, oferecido pela Uneb por meio da UAB, no Polo presencial de Senhor do Bonfim-Ba. Para tanto, apresentamos as características metodológicas que embasaram a organização curricular do curso, bem como as experiências dos egressos na condição de sujeitos do processo de formação e as implicações relacionadas à inserção profissional na área da educação, sobretudo na Educação Básica. Nosso objetivo geral consistiu em compreender a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação, na modalidade EaD. Os objetivos específicos foram: historicizar a trajetória da EaD no contexto da formação docente; identificar as características da formação docente recebida pelos egressos de Licenciatura em Computação; avaliar as implicações de estudar Licenciatura em Computação na modalidade EaD para a vida profissional dos egressos. O referencial teórico está embasado nos conceitos de Educação a Distância e Formação Docente a partir de Belloni (2002), Formiga (2011), Castilho (2011), Mill (2010), Valente (2011), Castells (2007). De abordagem qualitativa e fundamentada metodologicamente no paradigma Fenomenológico, a pesquisa utilizou o Estudo de Caso como método. O dispositivo que ancora a análise de dados é a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para construção dos dados utilizamos: levantamento bibliográfico, questionário online, grupo focal online e entrevista não estruturada. Os colaboradores da pesquisa, num total de 15, foram os egressos de duas turmas de LC que concluíram o curso no período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação docente do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD se deu a partir de embasamentos teóricos, planejamentos, participação, enfrentamento e resistência, já que as escolas ainda não se adaptaram para receber esse profissional. É perceptível, quando da análise dos dados construídos nos questionários, grupo focal e entrevistas a validade e relevância da formação de Licenciatura em Computação para a capacitação profissional dos egressos. Foi possível observar a necessidade de potencializar a estruturação metodológica do curso para propiciar uma melhor desenvoltura e participação de seu público, bem como uma preparação externa das escolas e demais espaços de ensino-aprendizagem que necessitam desses profissionais para, dentre outros objetivos, contribuir com o uso das tecnologias na Educação Básica. |
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Formação docente na EAD: experiências dos egressos de licenciatura em computaçãoTeacher training in distance education: experiences of graduates in computer science educationEducação a DistânciaFormação DocenteTecnologia da InformaçãoEste estudo apresenta uma análise sobre a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD, oferecido pela Uneb por meio da UAB, no Polo presencial de Senhor do Bonfim-Ba. Para tanto, apresentamos as características metodológicas que embasaram a organização curricular do curso, bem como as experiências dos egressos na condição de sujeitos do processo de formação e as implicações relacionadas à inserção profissional na área da educação, sobretudo na Educação Básica. Nosso objetivo geral consistiu em compreender a construção da formação docente no curso de Licenciatura em Computação, na modalidade EaD. Os objetivos específicos foram: historicizar a trajetória da EaD no contexto da formação docente; identificar as características da formação docente recebida pelos egressos de Licenciatura em Computação; avaliar as implicações de estudar Licenciatura em Computação na modalidade EaD para a vida profissional dos egressos. O referencial teórico está embasado nos conceitos de Educação a Distância e Formação Docente a partir de Belloni (2002), Formiga (2011), Castilho (2011), Mill (2010), Valente (2011), Castells (2007). De abordagem qualitativa e fundamentada metodologicamente no paradigma Fenomenológico, a pesquisa utilizou o Estudo de Caso como método. O dispositivo que ancora a análise de dados é a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Para construção dos dados utilizamos: levantamento bibliográfico, questionário online, grupo focal online e entrevista não estruturada. Os colaboradores da pesquisa, num total de 15, foram os egressos de duas turmas de LC que concluíram o curso no período de 2014 a 2018. Os resultados apontam que a formação docente do curso de Licenciatura em Computação na modalidade EaD se deu a partir de embasamentos teóricos, planejamentos, participação, enfrentamento e resistência, já que as escolas ainda não se adaptaram para receber esse profissional. É perceptível, quando da análise dos dados construídos nos questionários, grupo focal e entrevistas a validade e relevância da formação de Licenciatura em Computação para a capacitação profissional dos egressos. Foi possível observar a necessidade de potencializar a estruturação metodológica do curso para propiciar uma melhor desenvoltura e participação de seu público, bem como uma preparação externa das escolas e demais espaços de ensino-aprendizagem que necessitam desses profissionais para, dentre outros objetivos, contribuir com o uso das tecnologias na Educação Básica.This study presents an analysis of teacher’s training in Distance Computer Course offered by UNEB through UAB, in the local center in Senhor do Bonfim-Ba. We introduce the methodological characteristics that based the Course curriculum as well as the experiences of students and the implications of joining the professional area of education, more specifically, basic education. Our broad objective was to understand the frame of a teacher’s graduation in Distance Computer Course. Our specific objectives were (i) identifying a history path of EaD into the concept of a teacher’s training; (ii) identifying the characteristics of a teacher’s graduation from Distance Computer Course; (iii) evaluating the implications of studying Computer’s Degree in distance model for the professional lives of students. The theoretical material is based in the concepts of Distance Education and Teacher’s Formation from Belloni (2002), Formiga (2011), Castilho (2011), Mill (2010), Valente (2011), Ca stells (2007). For this research, we used the Case Study Method based on phenomenological paradigm for a more qualitative approach. We used the Analysis of Content from Bardin (2016) to sustain the analysis of data collected. For construction of data, we used: bibliographic survey, online questionnaire, online focal group and not structured interviews. We had 15 students of two classes of LC who graduated between 2014 and 2018 as collaborators for our research. The research results demonstrated that a teacher formation from a Distance Computer Course involved basic theories, planning, students participation in class, students handling adversities and withstanding difficulties considering that schools are still not well structured to receive these professionals. We also noticed throughout analysis of data created from questionnaires, focal groups and interviews, that a degree in Computers gives validation and importance to the students professional capabilities. We finally observed that there is need to empower the new methodological structure of distance courses to enable the development and participation of its students, as well as preparation for out of schools and other learning centers to cover the professional needs as, among others, building a basic education using technology.Amorim, Ricardo José RochaPinho, Maria José SouzaTeixeira, Lilian Pereira Da SilvaCastro, Alberthyvania Brasileiro 2021-08-17T16:10:46Z2021-08-17T16:10:46Z2020info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCASTRO, Alberthyvania Brasileiro. Formação docente na EAD: experiências dos egressos de licenciatura em computação / Alberthyvania Brasileiro de Castro. Orientador: Ricardo José Rocha Amorim. 2020. 147f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. 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