As concepções do ensino de história e suas implicações na prática docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4806 |
Resumo: | Este trabalho faz uma análise da atuação dos professores de História na sala de aula em Salvador (BA), refletindo sobre as concepções do ensino de História e sua implicação na prática docente, nas escolas da rede pública do Estado da Bahia. As aplicações das concepções de ensino na disciplina História e as metodologias de ensino, como também as leituras que os professores fazem de sua atuação pedagógica na sala de aula, são objeto de estudo deste trabalho. Seu objetivo geral é analisar como as concepções de ensino de História têm implicações na prática docente. Os objetivos específicos foram elaborados a partir das questões levantadas como primordiais para a pesquisa, a saber: analisar o contexto social, cultural e político em que se desenvolve o ensino de História nas escolas públicas estaduais, como uma questão que influencia a concepção historiográfica do professor de história; verificar como as mudanças ocorridas, principalmente a partir dos anos 90 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, têm influenciado a concepção de ensino dos professores; avaliar como as concepções de ensino de História influenciam hoje a prática pedagógica dos professores das escolas pesquisadas; e, tendo em vista a diversificação dos fazeres advindos das concepções de ensino de História, constatar como os professores das instituições públicas têm orientado sua prática pedagógica. Em virtude da pluralidade de cotidianos vistos e vividos pelos professores de História, e a falta de incentivo à melhoria da prática pedagógica, identificamos as dificuldades surgidas nesse ambiente social que acarretam a aplicação das concepções de História dos professores envolvidos na pesquisa. Este estudo constatou que as concepções de ensino de história desses professores buscam a orientação de seus alunos para uma sociedade mais justa e participativa, visto que suas práticas pedagógicas evidenciam um trabalho de diálogo entre presente e passado e de conscientização, contribuindo assim para formar cidadãos mais críticos e participativos. |
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As concepções do ensino de história e suas implicações na prática docenteConceptions of history teaching and their implications in teaching practiceEducaçãoEnsino de HistóriaHistória da EducaçãoHistóriaEste trabalho faz uma análise da atuação dos professores de História na sala de aula em Salvador (BA), refletindo sobre as concepções do ensino de História e sua implicação na prática docente, nas escolas da rede pública do Estado da Bahia. As aplicações das concepções de ensino na disciplina História e as metodologias de ensino, como também as leituras que os professores fazem de sua atuação pedagógica na sala de aula, são objeto de estudo deste trabalho. Seu objetivo geral é analisar como as concepções de ensino de História têm implicações na prática docente. Os objetivos específicos foram elaborados a partir das questões levantadas como primordiais para a pesquisa, a saber: analisar o contexto social, cultural e político em que se desenvolve o ensino de História nas escolas públicas estaduais, como uma questão que influencia a concepção historiográfica do professor de história; verificar como as mudanças ocorridas, principalmente a partir dos anos 90 com a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, têm influenciado a concepção de ensino dos professores; avaliar como as concepções de ensino de História influenciam hoje a prática pedagógica dos professores das escolas pesquisadas; e, tendo em vista a diversificação dos fazeres advindos das concepções de ensino de História, constatar como os professores das instituições públicas têm orientado sua prática pedagógica. Em virtude da pluralidade de cotidianos vistos e vividos pelos professores de História, e a falta de incentivo à melhoria da prática pedagógica, identificamos as dificuldades surgidas nesse ambiente social que acarretam a aplicação das concepções de História dos professores envolvidos na pesquisa. Este estudo constatou que as concepções de ensino de história desses professores buscam a orientação de seus alunos para uma sociedade mais justa e participativa, visto que suas práticas pedagógicas evidenciam um trabalho de diálogo entre presente e passado e de conscientização, contribuindo assim para formar cidadãos mais críticos e participativos.This work makes an analysis of the performance of the professors of History in the classroom in Salvador (BA), reflecting on the conceptions of the education of History and as these imply in the practical professor, in the State of Bahia public net schools. The applications of the education conceptions discipline History together education methodologies, as also the readings that the professors make of its pedagogical performance in the classroom, are object of study of this work. Its general objective is to analyze how the conceptions of education of History imply in the professor practical. The specific objectives had been elaborated from the questions raised as primordial for the research, to know: to analyze the social, cultural context and politician where develops the education of History in the state public schools, as a question that influences the historiografic conception of the history professor; to verify how the occured changes, mainly from years 90 with the creation of the National Curricular Parameters of History, they have influenced the conception of education of the professors; to evaluate how the conceptions of education of History influence today the practical pedagogical one of the professors of the searched schools; and, in view of the diversification of making happened of the education of History conceptions, to evidence how the professors of the public institutions has guided their pedagogical practical. In virtue of the plurality of daily visas and lived by the professors of History, and the lack of incentive to the practical improvement of the pedagogical one, we identify the difficulties appeared of this social ambient that imply in the application of the conceptions of History of the professors involved in the research. This study evidenced that the conceptions of history education of these professors, search the orientation of their students for a more joust and participative society, since its practical pedagogical evidences a work of dialogue between passed and present and awareness, thus contributing to form more critical and participatives citizens.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeMatta, Alfredo Eurico RodriguesFerreira, Carlos Augusto LimaMenezes, Jaci Maria Ferraz deAraújo, Mariana Cacilda Almeida de2023-10-02T16:41:19Z2023-10-02T16:41:19Z2006-08-31info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfARAÚJO, Mariana Cacilda Almeida de. As concepções do ensino de história e suas implicações na prática docente. 130 f. il. 2006. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2006.https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4806porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:49:19Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4806Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:49:19Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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