O eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Diego Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4680
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro de 2017, e em 2018, 2019, 2020 e 2021 políticas públicas (nos níveis federal, estadual e municipal) foram implementadas para reformulação dos documentos curriculares das escolas, de forma a adequarem-se ao novo documento vigente. Na Bahia, buscamos analisar dois documentos: o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e, mais recente, o Documento Curricular Referencial de Dias d’Ávila-BA (DCRDD), focando no componente de Língua Portuguesa. Ambos documentos assumem a centralidade no texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas. Nesse contexto, nesta dissertação, levantamos a seguinte questão: Quais são as concepções e as abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa a partir das reformas curriculares? O objetivo geral da pesquisa, então, foi analisar as concepções e abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa no eixo da produção de textos na BNCC, DCRB E DCRDD do EF - Anos Finais (6º ao 9º ano). Os objetivos específicos foram: contextualizar as teorias, as concepções e os tipos de currículo; descrever e analisar as políticas públicas de currículo no Brasil, bem como os atos de currículo na contemporaneidade, focando no eixo de produção de textos na BNCC, DCRB e DCRDD. Do ponto de vista metodológico, o trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, por tratar de fenômeno social, na área da língua, sobretudo no currículo de LP. E pesquisa documental, uma vez, que se constituiu da apresentação e análise dos documentos oficiais mencionados. Essa pesquisa está alinhada aos estudos de Arroyo (2011), Berticelli (2003), Macedo (2007, 2011, 2013), que dissertam sobre currículo; Bakhtin (2012) com a filosofia da linguagem; Antunes (2009), Costa (2008), Geraldi (2003), Kleiman (2004), Kock (1997), que trabalham com língua, texto e ensino; Marcuschi (2005, 2010) e Dionisio (2008), com gêneros textuais, multimodais e multiletramento. A partir das análises documentais do DCRB e do DCRDD realizadas, é possível dizer que os documentos apenas coadunam com o que está previsto na BNCC, replicando-a, sem acréscimos. Ambos os documentos assumem a Língua enquanto fenômeno vivo, variável e interativo assim como a concepção enunciativo-discursiva como uma ação interindividual, orientada para finalidades específicas. As abordagens da produção de texto adotadas em todos os documentos trazem o texto como central na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, compreendendo-o nas práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico. Assim, os documentos curriculares não extrapolam o que é previsto na BNCC, apenas contextualizam aspectos locais. o DCRB coloca que a Bahia é, reconhecidamente um verdadeiro celeiro cultural, principalmente no que diz respeito ao cenário musical e literário, sendo esses frutos da mistura de povos, etnias e crenças. O DCRDD chama a atenção para as peculiaridades do Nordeste, principalmente, no que diz respeito ao combate ao preconceito linguístico, faz ainda referência à Bahia e as riquezas naturais e culturais e a formação da identidade linguística do estado, que em certa medida, influenciou no processo de colonização e formação da cidade de Dias d´Ávila. Tanto o DCRB e o DCRDD não dizem como as pecualiaridades podem se materializar em Língua Portuguesa, sobretudo na produção de textos.
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Nesse contexto, nesta dissertação, levantamos a seguinte questão: Quais são as concepções e as abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa a partir das reformas curriculares? O objetivo geral da pesquisa, então, foi analisar as concepções e abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa no eixo da produção de textos na BNCC, DCRB E DCRDD do EF - Anos Finais (6º ao 9º ano). Os objetivos específicos foram: contextualizar as teorias, as concepções e os tipos de currículo; descrever e analisar as políticas públicas de currículo no Brasil, bem como os atos de currículo na contemporaneidade, focando no eixo de produção de textos na BNCC, DCRB e DCRDD. Do ponto de vista metodológico, o trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, por tratar de fenômeno social, na área da língua, sobretudo no currículo de LP. E pesquisa documental, uma vez, que se constituiu da apresentação e análise dos documentos oficiais mencionados. Essa pesquisa está alinhada aos estudos de Arroyo (2011), Berticelli (2003), Macedo (2007, 2011, 2013), que dissertam sobre currículo; Bakhtin (2012) com a filosofia da linguagem; Antunes (2009), Costa (2008), Geraldi (2003), Kleiman (2004), Kock (1997), que trabalham com língua, texto e ensino; Marcuschi (2005, 2010) e Dionisio (2008), com gêneros textuais, multimodais e multiletramento. A partir das análises documentais do DCRB e do DCRDD realizadas, é possível dizer que os documentos apenas coadunam com o que está previsto na BNCC, replicando-a, sem acréscimos. Ambos os documentos assumem a Língua enquanto fenômeno vivo, variável e interativo assim como a concepção enunciativo-discursiva como uma ação interindividual, orientada para finalidades específicas. As abordagens da produção de texto adotadas em todos os documentos trazem o texto como central na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, compreendendo-o nas práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico. Assim, os documentos curriculares não extrapolam o que é previsto na BNCC, apenas contextualizam aspectos locais. o DCRB coloca que a Bahia é, reconhecidamente um verdadeiro celeiro cultural, principalmente no que diz respeito ao cenário musical e literário, sendo esses frutos da mistura de povos, etnias e crenças. O DCRDD chama a atenção para as peculiaridades do Nordeste, principalmente, no que diz respeito ao combate ao preconceito linguístico, faz ainda referência à Bahia e as riquezas naturais e culturais e a formação da identidade linguística do estado, que em certa medida, influenciou no processo de colonização e formação da cidade de Dias d´Ávila. Tanto o DCRB e o DCRDD não dizem como as pecualiaridades podem se materializar em Língua Portuguesa, sobretudo na produção de textos.The National Common Curricular Base (BNCC) was approved in December 2017, and in 2018, 2019, 2020 and 2021 public policies (at the federal, state and municipal levels) were implemented to reformulate two curricular documents of the schools, in order to adapt them. It is a new document in force. In Bahia, we seek to analyze two documents: o Bahia Referential Curricular Document (DCRB) and, more recent, o Dias d’Ávila-BA Curricular Referential Document (DCRDD), focusing on the Portuguese Language component. Both documents assume the centrality of the text as the working unit of the enunciative-discursive perspectives. In this context, in this dissertation, we raise the following question: What are the conceptions and approaches of the text as a teaching unit of the Portuguese Language from the curricular reforms? The general objective of the research, then, was to analyze the conceptions and approaches of the text as a unit of teaching of the Portuguese Language in the context of the production of texts at the BNCC, DCRB and DCRDD of EF - Final Years (6th year or 9th year). The specific objectives are: to contextualize the theories, the concepts and the types of curriculum; to discover and analyze the public policies of the curriculum in Brazil, as well as the contemporary curriculum data, focusing on the lack of production of texts in the BNCC, DCRB and DCRDD. From the methodological point of view, the work follows a qualitative approach, because it deals with a social phenomenon, in the language area, especially in the LP curriculum. The documentary research, once, that was constituted from the presentation and analysis of two official documents mentioned. This research is aligned with the studies of Arroyo (2011), Berticelli (2003), Macedo (2007, 2011, 2013), who dissertate on curriculum; Bakhtin (2012) with the philosophy of language; Antunes (2009), Costa (2008), Geraldi (2003), Kleiman (2004), Kock (1997), who work with language, text and teaching; Marcuschi (2005, 2010) and Dionisio (2008), with textual, multimodal and multiletter genres. Based on the documentary analyzes of the DCRB and the DCRDD carried out, it is possible to say that the documents barely match what is planned by the BNCC, replicating them, without accretions. Both documents assume Língua as a living, variable and interactive phenomenon as well as an enunciativediscursive conception as an interindividual action, oriented towards specific purposes. The approaches to the production of text adopted in all the documents consider the text as central in the definition of two contents, skills and objectives, comprising the language practices related to the interaction and authorship (individual or collective) of the written, oral and multisemiotic text. Likewise, the curricular documents do not extrapolate what is foreseen at the BNCC, they barely contextualize local aspects. The DCRB states that Bahia is, admittedly, a true cultural hub, mainly not that it says respect to the musical and literary scene, being these fruits of the mixture of peoples, ethnic groups and creeds. The DCRDD calls attention to the peculiarities of the Northeast, mainly, not that it says respect to the fight against the linguistic prejudice, it still makes reference to Bahia and the natural and cultural riches and the formation of the linguistic identity of the state, which to a certain extent, influenced the process of colonization and formation of the city of Dias d´Ávila. Both the DCRB and the DCRDD do not say how the peculiarities can materialize in the Portuguese Language, especially in the production of texts.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensBorba, Valquíria Claudete MachadoPereira, Júlio NevesSantos, Marcos Bispo dosBrandão, Diego Rodrigues2023-07-07T12:14:54Z2023-07-07T12:14:54Z2022-11-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfBRANDÃO, Diego Rodrigues. O eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4680porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-27T15:52:49Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4680Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-27T15:52:49Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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