Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11896/796 |
Resumo: | O Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê. |
id |
UNEB-8_e2699601d2503396a973ea65eda2b1e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/796 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBIDTeaching in basic education: continuing training of the supervising teacher at PIBIDFormação ContinuadaPesquisa (auto)biográficaPIBIDEducação BásicaO Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.The study called Teaching In The Basic Education: Continued Formation of Supervisor Teacher In Pibid, developed in the educational sector, founded in a perspective of qualitative research. It is a formation-research crossed by the principles of self biographical research and the experiential approach in order to understand how the formation of supervisor teachers happens in PIBID space and how such experiences contribute to the teacher's formation on basic education, producing others proposals of continued formation. Due to the characteristics and intended objectives, we engaged in dialogue with Fabre's study (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995) and Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), and others scholars whom present intellectual commitment with the self biographical approach to individuals‘ formation; and also with Gatti (et al 2014) in the studies on continued education in PIBID and Zeichner (2010) who adresses the educational and continued formation of teachers. So, the research used as tools, the narrative interview and the reflexive workshops, inspired on the biographical workshops of projects by Delory Momberger (2008). The study has presented other possibilities of thinking the continued formation of teachers in PIBID, how it happens and what it involves, highlighting the following aspects of formation: formation trhough research of collaborative action, the relation theory – technique and the co-training. Based on the results, it was produced a proposal for a continued formation plan to teaches in basic education in the city of Irecê.Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoNogueira, Eliane Greice DavançoSouza, Elizeu ClementinoDourado, Emanuela Oliveira CarvalhoSantos, Hilderlândia Penha Machado2018-04-26T14:00:35Z2018-04-26T14:00:35Z2017-12-15info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfSANTOS, Hilderlândia Penha Machado. Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID. Orientador: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.2017. 91f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017.http://hdl.handle.net/20.500.11896/796porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-07T03:00:40Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/796Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-07T03:00:40Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID Teaching in basic education: continuing training of the supervising teacher at PIBID |
title |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID |
spellingShingle |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID Santos, Hilderlândia Penha Machado Formação Continuada Pesquisa (auto)biográfica PIBID Educação Básica |
title_short |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID |
title_full |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID |
title_fullStr |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID |
title_full_unstemmed |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID |
title_sort |
Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID |
author |
Santos, Hilderlândia Penha Machado |
author_facet |
Santos, Hilderlândia Penha Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Nogueira, Eliane Greice Davanço Souza, Elizeu Clementino Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Hilderlândia Penha Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Pesquisa (auto)biográfica PIBID Educação Básica |
topic |
Formação Continuada Pesquisa (auto)biográfica PIBID Educação Básica |
description |
O Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 2018-04-26T14:00:35Z 2018-04-26T14:00:35Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Hilderlândia Penha Machado. Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID. Orientador: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.2017. 91f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11896/796 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Hilderlândia Penha Machado. Docência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID. Orientador: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios.2017. 91f. Dissertação (mestrado), programa de Pós-Graduação em educação e diversidade da universidade do estado da Bahia, MPED. Departamento de Ciências Humanas – Campus IV. Universidade do Estado da Bahia, 2017. |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11896/796 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131151894085632 |