Contribuições da teoria dos campos conceituais para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Florêncio de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3590
Resumo: Geralmente a multiplicação é vista entre os/as estudantes como uma operação difícil de ser aprendida, principalmente por relacioná-la somente com a memorização da tabuada e exercícios usando apenas o algoritmo. A participação em projetos de extensão, pesquisa e ensino possibilitaram experienciar diferentes metodologias e teorias que oportunizaram trabalhar os conceitos de multiplicação, para além da soma de parcelas iguais. Assim, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, em que objetivamos analisar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Tivemos, como participantes, 26 licenciandos/as e egressos/as do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas – Bahia. Para a produção dos dados, fizemos: um questionário para sondagem dos conceitos de multiplicação; uma oficina com duração de 9 horas, trabalhando atividades diversificadas na perspectiva lúdica e do letramento matemático, com aporte na Teoria das Situações Didáticas (TSD); narrativas sobre a oficina e um questionário avaliativo. Para a avaliar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2015), a partir da categorização. Tivemos como aporte teórico desta pesquisa autores como: Vergnaud (1996), Soares (2004), Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), dentre outros. Na análise dos dados, construímos três categorias: 1. Concepções sobre a multiplicação: não é soma de parcelas iguais?; 2. (Re)Olhares acerca da multiplicação na formação docente à luz da TCC e 3. Ensinar para multiplicar e multiplicar para ensinar, numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Os dados evidenciaram que, mesmo definindo inicialmente a multiplicação como soma de parcelas iguais, os/as participantes conseguiram perceber os outros conceitos desta operação (combinação, comparação e configuração retangular), a partir da TCC, ressaltando-se a importância desta teoria como construto para a formação docente. Além disso, relataram o quanto as atividades com potencialidade lúdica e com viés no letramento matemático aproximam os/as estudantes da realidade e colaboram para torná-los/las protagonistas na construção do seu conhecimento matemático de maneira prazerosa. Assim, podemos inferir que é necessário trabalhar os diferentes conceitos de Multiplicação, sendo a TCC um aporte teórico que oportuniza essa possibilidade, bem como evidenciamos, também, a importância de propor situações diferenciadas numa perspectiva lúdica e do letramento matemático.
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Assim, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, em que objetivamos analisar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Tivemos, como participantes, 26 licenciandos/as e egressos/as do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas – Bahia. Para a produção dos dados, fizemos: um questionário para sondagem dos conceitos de multiplicação; uma oficina com duração de 9 horas, trabalhando atividades diversificadas na perspectiva lúdica e do letramento matemático, com aporte na Teoria das Situações Didáticas (TSD); narrativas sobre a oficina e um questionário avaliativo. Para a avaliar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2015), a partir da categorização. Tivemos como aporte teórico desta pesquisa autores como: Vergnaud (1996), Soares (2004), Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), dentre outros. Na análise dos dados, construímos três categorias: 1. Concepções sobre a multiplicação: não é soma de parcelas iguais?; 2. (Re)Olhares acerca da multiplicação na formação docente à luz da TCC e 3. Ensinar para multiplicar e multiplicar para ensinar, numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Os dados evidenciaram que, mesmo definindo inicialmente a multiplicação como soma de parcelas iguais, os/as participantes conseguiram perceber os outros conceitos desta operação (combinação, comparação e configuração retangular), a partir da TCC, ressaltando-se a importância desta teoria como construto para a formação docente. Além disso, relataram o quanto as atividades com potencialidade lúdica e com viés no letramento matemático aproximam os/as estudantes da realidade e colaboram para torná-los/las protagonistas na construção do seu conhecimento matemático de maneira prazerosa. Assim, podemos inferir que é necessário trabalhar os diferentes conceitos de Multiplicação, sendo a TCC um aporte teórico que oportuniza essa possibilidade, bem como evidenciamos, também, a importância de propor situações diferenciadas numa perspectiva lúdica e do letramento matemático.Generally, multiplication is seen among students as a difficult operation to be learned, mainly because it is related only to the memorization of the multiplication table and exercises using only the algorithm. Participation in extension, research and teaching projects made it possible to experience different methodologies and theories that made it possible to work on the concepts of multiplication, beyond the sum of equal parts. Thus, we developed a qualitative research, in which we aimed to analyze the contributions of the Theory of Conceptual Fields (CBT) for the understanding of the concepts of multiplication in a ludic perspective and of mathematical literacy. We had, as participants, 26 undergraduates and graduates of the Degree in Mathematics at the University of the State of Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas - Bahia. For the production of data, we made: a questionnaire for probing the concepts of multiplication; a 9- hour workshop, working with diversified activities in the ludic perspective and mathematical literacy, with a contribution to the Theory of Didactic Situations (TSD); narratives about the workshop and an evaluative questionnaire. To evaluate the data, we used Bardin's Content Analysis (2015), based on categorization. We had as theoretical support for this research authors such as: Vergnaud (1996), Soares (2004), Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), among others. In the data analysis, we constructed three categories: 1. Conceptions about multiplication: is it not the sum of equal parts?; 2. (Re)Looking at multiplication in teacher training in the light of TCC and 3. Teaching to multiply and multiplying to teach, in a playful and mathematical literacy perspective. The data showed that, even initially defining multiplication as the sum of equal parts, the participants were able to perceive the other concepts of this operation (combination, comparison and rectangular configuration), from the CBT, emphasizing the importance of this theory as a construct for teacher training. In addition, they reported how activities with playful potential and with a bias in mathematical literacy bring students closer to reality and collaborate to make them protagonists in the construction of their mathematical knowledge in a pleasant way. Thus, we can infer that it is necessary to work on the different concepts of Multiplication, with CBT being a theoretical contribution that makes this possibility possible, as well as highlighting the importance of proposing differentiated situations in a playful and mathematical literacy perspective.Santos, Daniela BatistaKistemann Júnior, Marco AurélioCavalcante, José LuizOliveira, Rafael Florêncio de2022-10-11T12:21:02Z2022-10-11T12:21:02Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Rafael Florêncio de. Contribuições da teoria dos campos conceituais para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Orientadora: Daniela Batista Santos. 2022. 173f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-24T03:00:25Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3590Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-24T03:00:25Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
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