A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Elaine Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667
Resumo: O presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista. Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação.
id UNEMAT-1_1f8c8ef9efc67c84224981d5e47e2b41
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9667
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato GrossoO presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista. Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação.Unemat Editora2015-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/966710.30681/reps.v6i2.9667Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 82-912236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667/5817Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Elaine Rodrigues de2022-12-27T20:24:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9667Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:24:33Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
title A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
spellingShingle A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
Brito, Elaine Rodrigues de
title_short A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
title_full A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
title_fullStr A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
title_full_unstemmed A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
title_sort A inclusão do autista a partir da educação infantil: um estudo de caso em uma pré-escola e em uma escola pública no município de Sinop - Mato Grosso
author Brito, Elaine Rodrigues de
author_facet Brito, Elaine Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Elaine Rodrigues de
description O presente texto mostra um estudo de caso realizado em duas instituições de ensino, a primeira de modalidade pré-escolar e o segundo de ensino fundamental. O estudo teve como objetivo compreender o Autismo, uma das categorias do Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), sendo caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A partir desse ponto cria-se uma abordagem da pesquisa sobre a inclusão do autista desde a educação infantil ao ensino fundamental. A escolha desse tema se inicia pela necessidade de uma transmissão de conhecimento e informações a respeito do autismo para que possa auxiliar o professor em suas relações com o autista. Palavras-chave: autismo; inclusão; comunicação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667
10.30681/reps.v6i2.9667
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667
identifier_str_mv 10.30681/reps.v6i2.9667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9667/5817
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 6 n. 2 (2015): Articulação universidade e escola nas ações do ensino de matemática e ciências; 82-91
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925134807040