Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Zilma da Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119
Resumo: Neste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança. Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil.
id UNEMAT-1_1d286aa05c7affb418a9a737307be1f3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10119
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato GrossoNeste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança. Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil.Unemat Editora2018-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1011910.30681/reps.v9i3.10119Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1173-11862236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119/6660Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Zilma da Rocha2022-12-27T20:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10119Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:13:21Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
title Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
spellingShingle Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
Gusmão, Zilma da Rocha
title_short Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
title_full Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
title_fullStr Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
title_sort Práticas pedagógicas na educação especial: um estudo de caso na educação infantil no município de Sinop - Mato Grosso
author Gusmão, Zilma da Rocha
author_facet Gusmão, Zilma da Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Zilma da Rocha
description Neste artigo discute as práticas pedagógicas na educação especial por meio de estudo de caso na educação infantil no município de Sinop, Mato Grosso. Objetivou-se conhecer as práticas pedagógicas de professores de sala de referência que atendem crianças com necessidades especiais de quatro a cinco anos. O referencial teórico-metodológico embasou-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan e Eugênia Augusta Gonzaga Fávero, e o estudo de caso contou com abordagem qualitativa, realizada por meio de observações e entrevistas semiestruturadas com um gestor, três professoras e três mães. Conclui-se que as professoras utilizam como práticas pedagógicas contar histórias, cantar, pintar e brincadeiras como ferramentas no processo de desenvolvimento da criança. Palavras-chave: educação especial; práticas pedagógicas na educação infantil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119
10.30681/reps.v9i3.10119
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119
identifier_str_mv 10.30681/reps.v9i3.10119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10119/6660
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 9 n. 3 (2018): Sociologia da Educação; 1173-1186
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926961426432