Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strutz, Janete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169
Resumo: O presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação,  aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos. 
id UNEMAT-1_9f8b44b95a8a0b343b040884797b076b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9169
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicasO presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação,  aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/916910.30681/reps.v3i1.9169Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 416-4252236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169/5033Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStrutz, Janete2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9169Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
title Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
spellingShingle Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
Strutz, Janete
title_short Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
title_full Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
title_fullStr Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
title_full_unstemmed Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
title_sort Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
author Strutz, Janete
author_facet Strutz, Janete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strutz, Janete
description O presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação,  aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169
10.30681/reps.v3i1.9169
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169
identifier_str_mv 10.30681/reps.v3i1.9169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169/5033
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 416-425
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210923272536064