Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169 |
Resumo: | O presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação, aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos. |
id |
UNEMAT-1_9f8b44b95a8a0b343b040884797b076b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9169 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicasO presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação, aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos. Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/916910.30681/reps.v3i1.9169Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 416-4252236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169/5033Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessStrutz, Janete2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9169Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
title |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
spellingShingle |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas Strutz, Janete |
title_short |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
title_full |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
title_fullStr |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
title_sort |
Crenças sobre ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: o que pensam quatro professores do ensino médio de escolas públicas |
author |
Strutz, Janete |
author_facet |
Strutz, Janete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Strutz, Janete |
description |
O presente trabalho propõe analisar e discutir possíveis crenças encontradas em quatro profissionais formados em Letras sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ao dialogar com autores como Ana Maria Ferreira Barcelos, Fabio Madeira e Almeida Filho, defino crenças como princípios pessoais, declarados ou inferidos pelo discurso ou pela ação, aceitos como verdades, e que exercem influência sobre o que os indivíduos pensam e o que eles fazem. As crenças são dinamicamente construídas a partir das experiências que estes indivíduos vivenciam durante toda a sua história de vida, a partir de características pessoais, como a idade, o sexo, a formação ou a personalidade. Este trabalho também objetiva contribuir para caminhos de ação e reflexão da prática de ensinar do professor, os recursos e os métodos utilizados levando em consideração que diferentes posturas metodológicas e concepções que podem permear o trabalho docente do professor de língua inglesa, bem como de sua própria formação acadêmica e que as crenças podem servir de barreiras ou auxiliar o processo e podem sofrer alterações pela experiência que as pessoas vivenciam.Palavras-chave: letras; Língua Inglesa; ensino-aprendizagem de Língua Inglesa; professor de línguas estrangeiras; Ana Maria Barcelos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169 10.30681/reps.v3i1.9169 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i1.9169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9169/5033 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 416-425 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210923272536064 |