Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9148 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é desenvolver, no âmbito da Análise de Discurso, perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária em sua materialidade verbal e não verbal. Propondo assim, analisar uma peça da campanha publicitária da Rede Hortifruti „Se as meninas do Leblon / não olham mais pra mim / eu uso brócolis – Entre no ritmo da Hortifruti‟. A partir de uma abordagem genérica dos processos significativos, pretende-se mostrar como imagem e texto significam (ideologicamente) na publicidade (no caso específico do corpus desta análise), observando questão relativa à materialidade da linguagem (verbal e não-verbal).Palavras-chave: linguagem; Análise do discurso; publicidade; imagem; ideologia; materialidades. |
id |
UNEMAT-1_aaae270f8b84aad5c694041fa6aedc84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9148 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede HortifrutiO objetivo deste trabalho é desenvolver, no âmbito da Análise de Discurso, perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária em sua materialidade verbal e não verbal. Propondo assim, analisar uma peça da campanha publicitária da Rede Hortifruti „Se as meninas do Leblon / não olham mais pra mim / eu uso brócolis – Entre no ritmo da Hortifruti‟. A partir de uma abordagem genérica dos processos significativos, pretende-se mostrar como imagem e texto significam (ideologicamente) na publicidade (no caso específico do corpus desta análise), observando questão relativa à materialidade da linguagem (verbal e não-verbal).Palavras-chave: linguagem; Análise do discurso; publicidade; imagem; ideologia; materialidades.Unemat Editora2012-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/914810.30681/reps.v3i1.9148Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 25-342236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9148/5010Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Aguinacira Ciebre dosSignor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi2022-12-27T20:35:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9148Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oaieventospedagogicos@unemat.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:35:26Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
title |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
spellingShingle |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti Santos, Aguinacira Ciebre dos |
title_short |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
title_full |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
title_fullStr |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
title_full_unstemmed |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
title_sort |
Perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária, no âmbito da análise de discurso: campanhas da Rede Hortifruti |
author |
Santos, Aguinacira Ciebre dos |
author_facet |
Santos, Aguinacira Ciebre dos Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
author_role |
author |
author2 |
Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aguinacira Ciebre dos Signor, Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi |
description |
O objetivo deste trabalho é desenvolver, no âmbito da Análise de Discurso, perspectivas voltadas ao estudo da imagem publicitária em sua materialidade verbal e não verbal. Propondo assim, analisar uma peça da campanha publicitária da Rede Hortifruti „Se as meninas do Leblon / não olham mais pra mim / eu uso brócolis – Entre no ritmo da Hortifruti‟. A partir de uma abordagem genérica dos processos significativos, pretende-se mostrar como imagem e texto significam (ideologicamente) na publicidade (no caso específico do corpus desta análise), observando questão relativa à materialidade da linguagem (verbal e não-verbal).Palavras-chave: linguagem; Análise do discurso; publicidade; imagem; ideologia; materialidades. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9148 10.30681/reps.v3i1.9148 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9148 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v3i1.9148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9148/5010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 3 n. 1 (2012): Introdução à Análise de Discurso; 25-34 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
eventospedagogicos@unemat.br |
_version_ |
1824500583804960768 |