A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968
Resumo: Neste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades.
id UNEMAT-1_b132bc162ea7b3a61ef97302c23f7499
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9968
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreiraNeste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/996810.30681/reps.v8i1.9968Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 327-3282236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968/6374Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Mônica Maria Teixeira2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9968Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
title A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
spellingShingle A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
Amorim, Mônica Maria Teixeira
title_short A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
title_full A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
title_fullStr A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
title_full_unstemmed A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
title_sort A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
author Amorim, Mônica Maria Teixeira
author_facet Amorim, Mônica Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Mônica Maria Teixeira
description Neste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968
10.30681/reps.v8i1.9968
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968
identifier_str_mv 10.30681/reps.v8i1.9968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968/6374
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 327-328
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210926536753152