A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968 |
Resumo: | Neste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades. |
id |
UNEMAT-1_b132bc162ea7b3a61ef97302c23f7499 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9968 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreiraNeste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades.Unemat Editora2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/996810.30681/reps.v8i1.9968Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 327-3282236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968/6374Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Mônica Maria Teixeira2022-12-27T20:18:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9968Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:18:49Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
title |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
spellingShingle |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira Amorim, Mônica Maria Teixeira |
title_short |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
title_full |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
title_fullStr |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
title_sort |
A prática pedagógica do professor iniciante: um estudo das dificuldades enfrentadas no início da carreira |
author |
Amorim, Mônica Maria Teixeira |
author_facet |
Amorim, Mônica Maria Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Mônica Maria Teixeira |
description |
Neste trabalho, toma-se como objeto a prática pedagógica do professor iniciante, tendo por objetivos identificar as dificuldades enfrentadas nos primeiros cinco anos de docência, analisar a relação de tais dificuldades com a formação docente, a escolha da profissão e o contexto de organização do trabalho escolar, e suscitar novos estudos e novas formas de avaliar o aluno egresso do curso de Licenciatura. A pesquisa constitui um estudo de caso, desenvolvido junto a professores do Ensino Fundamental da 5a à 8a série, egressos das licenciaturas em Biologia, Geografia, História, Letras e Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros. Por meio de questionários e entrevistas, são caracterizadas as percepções dos sujeitos sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira docente e são apontadas algumas possibilidades para a ressignificação da formação e da prática de professores. Os dados obtidos permitiram identificar a gestão da disciplina e dos recursos e processos de ensino, a relação com os colegas, as transformações na organização escolar, o domínio do conteúdo e o saber didático como grandes dificuldades vividas pelos sujeitos no contexto de iniciação à docência. O universo pesquisado permitiu observar que os sujeitos mostraram-se mobilizados em buscar alternativas, visando equacionar os dilemas da prática e, nesse processo, vão construindo, ao mesmo tempo, os novos saberes do ensino e vão aprendendo a ensinar. Esta dissertação assinala a necessidade de novas articulações entre a Universidade, a Escola Fundamental e as Políticas Públicas, buscando um novo design para os cursos de Licenciatura.Palavras-chave: formação de professores; iniciação à docência; dificuldades. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968 10.30681/reps.v8i1.9968 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v8i1.9968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9968/6374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 8 n. 1 (2017): Formação de Professores no ensino de Ciências e Matemática; 327-328 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210926536753152 |