Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno. |
id |
UNEMAT-1_b92b034f68d12a26663295d0e9fa715e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6326 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiadorTranstorno Opositor DesafiadorTODEducação EspecialEste artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632610.30681/reps.v13i2.6326Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 272-2812236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326/4654Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Larissa Calixto2023-08-09T17:48:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6326Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:41Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
title |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
spellingShingle |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador Mendes, Larissa Calixto Transtorno Opositor Desafiador TOD Educação Especial |
title_short |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
title_full |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
title_fullStr |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
title_full_unstemmed |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
title_sort |
Os desafios e práticas pedagógicas do professor em sala de aula com uma criança com transtorno opositor desafiador |
author |
Mendes, Larissa Calixto |
author_facet |
Mendes, Larissa Calixto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Larissa Calixto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno Opositor Desafiador TOD Educação Especial |
topic |
Transtorno Opositor Desafiador TOD Educação Especial |
description |
Este artigo tem como objetivo explorar e compreender as práticas pedagógicas do professor para o desenvolvimento de crianças portadoras do Transtorno Opositor Desafiador no ambiente escolar. A fundamentação teórica do artigo embasou-se nos autores Gustavo Teixeira e Marcela Barbacena. A metodologia de pesquisa deu-se mediante a observação e entrevistas semiestruturadas com professoras da rede pública da cidade de Sinop, Mato Grosso, nos anos de 2019 e 2021. Conclui-se que a criança possui características peculiares e que a escola e os professores desempenham um papel importante no sentido de oferecer um espaço às brincadeiras associadas a situações de aprendizagem que sejam significativas, contribuindo de forma agradável e saudável para o desenvolvimento do aluno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326 10.30681/reps.v13i2.6326 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i2.6326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6326/4654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 272-281 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922217668608 |