Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada. |
id |
UNEMAT-1_c2787669177993b242e972f138c8ffd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9783 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuadaO presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/978310.30681/reps.v7i2.9783Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 892-9182236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783/6139Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria de Fátima Mello deSilva, Sani de Carvalho Rutz da2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9783Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
title |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
spellingShingle |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada Almeida, Maria de Fátima Mello de |
title_short |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
title_full |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
title_fullStr |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
title_sort |
Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada |
author |
Almeida, Maria de Fátima Mello de |
author_facet |
Almeida, Maria de Fátima Mello de Silva, Sani de Carvalho Rutz da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sani de Carvalho Rutz da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria de Fátima Mello de Silva, Sani de Carvalho Rutz da |
description |
O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783 10.30681/reps.v7i2.9783 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v7i2.9783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783/6139 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 892-918 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210925686358016 |