Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria de Fátima Mello de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783
Resumo: O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada.
id UNEMAT-1_c2787669177993b242e972f138c8ffd1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9783
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuadaO presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada.Unemat Editora2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/978310.30681/reps.v7i2.9783Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 892-9182236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783/6139Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria de Fátima Mello deSilva, Sani de Carvalho Rutz da2022-12-27T20:20:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9783Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2022-12-27T20:20:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
title Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
spellingShingle Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
Almeida, Maria de Fátima Mello de
title_short Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
title_full Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
title_fullStr Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
title_full_unstemmed Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
title_sort Linguagem LOGO e ensino de geometria: experiência vivenciada em curso de formação continuada
author Almeida, Maria de Fátima Mello de
author_facet Almeida, Maria de Fátima Mello de
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
author_role author
author2 Silva, Sani de Carvalho Rutz da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria de Fátima Mello de
Silva, Sani de Carvalho Rutz da
description O presente artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa para dissertação de mestrado sobre a Linguagem LOGO, no Ensino de Geometria, em Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa (PR). Para tanto, embasou-se nas Teorias do Construtivismo e Construcionismo, nos estudos de Regina Maria Pavanello e Hans Freudenthal. Trabalhou-se com os conceitos básicos da Linguagem LOGO, materiais manipuláveis, recursos tecnológicos e artigos científicos. Os resultados obtidos apontam a validade do trabalho de formação continuada, por meio do professor formador e pesquisador, proporcionando atividades reflexivas, práticas, desafiadoras e prazerosas. Palavras-chave: ensino de geometria; linguagem LOGO; formação continuada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783
10.30681/reps.v7i2.9783
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783
identifier_str_mv 10.30681/reps.v7i2.9783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/9783/6139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 7 n. 2 (2016): Formação de professores e desafios da escola no século XXI; 892-918
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210925686358016