POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11500 |
Resumo: | Este artigo analisa a efetividade das políticas públicas na formação inicial de professores, em especial o Programa Residência Pedagógica (PRP). O estudo foi realizado no contexto de observação-participante e vincula-se ao curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo realizado de novembro de 2022 a agosto de 2023. Os procedimentos metodológicos adotados foram, pesquisa bibliográfica, análise documental e abordagem mista qualitativa. Os resultados mostraram que, apesar de eventuais alterações e atualizações no programa, a implementação e seus objetivos têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino na escola alvo e rentabilizado um impacto significativo no desempenho acadêmico dos graduandos/bolsistas envolvidos. |
id |
UNEMAT-1_c712feb97aea256447ffc8a1177a18e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11500 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência PedagógicaFormação de professoresPrograma de Residência Pedagógica (PRP)Políticas públicasEste artigo analisa a efetividade das políticas públicas na formação inicial de professores, em especial o Programa Residência Pedagógica (PRP). O estudo foi realizado no contexto de observação-participante e vincula-se ao curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo realizado de novembro de 2022 a agosto de 2023. Os procedimentos metodológicos adotados foram, pesquisa bibliográfica, análise documental e abordagem mista qualitativa. Os resultados mostraram que, apesar de eventuais alterações e atualizações no programa, a implementação e seus objetivos têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino na escola alvo e rentabilizado um impacto significativo no desempenho acadêmico dos graduandos/bolsistas envolvidos.Unemat Editora2023-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/1150010.30681/reps.v14i3.11500Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 676-6872236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11500/8177Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Santos, Dieison William Antunes dosQuintana, Ivan Pereira2024-02-19T19:19:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11500Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2024-02-19T19:19:57Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica Santos, Dieison William Antunes dos Formação de professores Programa de Residência Pedagógica (PRP) Políticas públicas |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:: uma análise das dimensões do Programa Residência Pedagógica |
author |
Santos, Dieison William Antunes dos |
author_facet |
Santos, Dieison William Antunes dos Quintana, Ivan Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Quintana, Ivan Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Dieison William Antunes dos Quintana, Ivan Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Programa de Residência Pedagógica (PRP) Políticas públicas |
topic |
Formação de professores Programa de Residência Pedagógica (PRP) Políticas públicas |
description |
Este artigo analisa a efetividade das políticas públicas na formação inicial de professores, em especial o Programa Residência Pedagógica (PRP). O estudo foi realizado no contexto de observação-participante e vincula-se ao curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sendo realizado de novembro de 2022 a agosto de 2023. Os procedimentos metodológicos adotados foram, pesquisa bibliográfica, análise documental e abordagem mista qualitativa. Os resultados mostraram que, apesar de eventuais alterações e atualizações no programa, a implementação e seus objetivos têm contribuído para a melhoria da qualidade do ensino na escola alvo e rentabilizado um impacto significativo no desempenho acadêmico dos graduandos/bolsistas envolvidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11500 10.30681/reps.v14i3.11500 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11500 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v14i3.11500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/11500/8177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 14 n. 3 (2023): Perspectivas na/da educação superior; 676-687 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922150559744 |